A Universidade de Marília (Unimar) realizou acolhimento especial para os alunos ingressantes nesta segunda-feira (4), dia em que inicia de forma oficial o ano letivo. Os acadêmicos de 22 cursos foram recepcionados pela Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária, Ma. Fernanda Mesquita Serva, pelos coordenadores dos cursos e pela equipe de colaboradores da Instituição.
“Nós da Universidade de Marília agradecemos a escolha profissional e também a opção pela nossa Instituição”, celebra Fernanda. Responsável por apresentar a Unimar aos calouros, a Pró-Reitora falou sobre a história e valores da instituição, os núcleos de pesquisa e extensão, a internacionalização, as parcerias com órgãos como o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), Hospital Beneficente Unimar (HBU) e projetos sociais premiados como o Amor de Criança e o Transformando Crime em Cidadania.
De acordo com Fernanda, a incessante busca pela qualidade que coloca a Universidade de Marília entre as melhores Instituições privadas do estado de São Paulo e no Grupo de Excelência do Ministério da Educação (MEC). “Temos muitos diferenciais e somos destaque no cenário educacional”, ressalta Fernanda.
O acolhimento realizado pela Unimar teve também o objetivo de coibir o trote convencional e suas práticas vexatórias, fomentando assim, a cultura de solidariedade e valorização do próximo. Pela manhã, ao final do acolhimento, os alunos seguiram com seus coordenadores para conhecer os blocos, laboratórios e o corpo docente da Instituição. No período da noite, os acadêmicos tiveram a oportunidade de ouvir um egresso de sucesso falando sobre carreira.
O formato de recepção acolhedora foi aprovado pelos novos alunos. Para a ingressante de Odontologia, Giovana Saia a recepção foi uma forma de auxiliar na transição de escola para graduação.
“Eu conheço a Unimar, minha família toda estudou aqui e eu nunca pensei em estudar em outra Instituição, mas mesmo assim, no nosso primeiro dia é complicado. Este acolhimento foi muito importante, estou muito feliz e animada para a minha graduação”, celebra.
O acolhimento faz a diferença também aos alunos que estão chegando, não só a Universidade, mas à Marília.
Segundo Júlia Figueiredo, o acolhimento a ajudou a conhecer o campus e os novos colegas. “A Unimar é muito conhecida em São Paulo e como alguns familiares já haviam cursado e atestado a qualidade, me matriculei no curso de Medicina Veterinária e me mudei para a cidade. Eu estou adorando tudo, principalmente a recepção, não esperava e foi muito bacana”, explica.
Paula Isadora Rodrigues também chegou recentemente em Marília e se sentiu realmente acolhida neste primeiro dia de aula. “Eu vou cursar Medicina Veterinária e estou muito empolgada, ainda mais com esta recepção que mostrou como a Universidade se preocupa com cada um de nós”, frisa.
“Desejamos que calouros sejam muito bem vindos e façam dos seus anos na Unimar, os melhores das suas vidas”, finaliza Fernanda Mesquita Serva.