Todos sabem que o sonho do palhaço é colocar “fogo no circo”, mas não fogo que queima e sim, o fogo da diversão, da alegria e até daquele gostinho de quero mais, que fazem muitos continuarem a frequentar os espetáculos ao longo da vida. Mesmo que a idade já não seja mais de criança. O sonho do aprendiz sempre foi o de superar o mestre e geralmente, isso acontece com a idade avançada. O problema, é quando o palhaço não consegue iluminar o circo e o aprendiz acaba pior que o mestre ou os dois, acabam pior que todos os súditos.

A última vez que fui ao circo com as minhas filhas, perdi o encanto pelo espetáculo e olha que nem foi culpa dos palhaços, desses eu ri mais que elas. Perdi o encanto, quando no meio de um espetáculo de mágica realizado por uma moça muito bonita vestida de fada, transformava flores em coelhos. Ela com uma varinha, batinha nas flores e pronto, estava feita a transformação. Porém, no meio da magica olhei para traz e percebi que o barulhinho “pim” da mágica era feito por um anão batendo com um ferrinho em uma garrafa de Coca-Cola. Nunca mais voltei ao circo, nem para ver os palhaços e muito menos as fadas mágicas.

A última vez que perdi a esperança na política foi quando o José Dirceu foi preso. Aliás continua preso até hoje. O Dirceu era o grande aprendiz do Lula que  era o mentor de tudo, tudo estava pronto para o PT continuar no poder por muitos e muitos anos. Foi tudo por água abaixo. Assim também foi com o Palocci, preso também nessa semana. Palocci também era homem forte do PT. Era a ligação do Partido com os empresários e representava o moderno. O Dirceu representava o sonho de todo uma geração. Ambos eram presidenciáveis e faziam tudo que o mestre mandava. Agora, faltam ainda dois anos para que o Lula possa reverter algo que parece impossível, recolocar o PT no posto maior em 2018.

Sinto muita falta dos verdadeiros palhaços, assim como também sinto muita falta dos meus sonhos de esquerdista. Mas, já tenho mais idade para ficar lamentando das lembranças. Tenho sim, é que continuar vivendo e encontrando novos espetáculos e candidatos que me tragam mais alegrias.