Sabemos que o objetivo maior de todas as empresas são as vendas e a recorrência delas. Por isso, devemos sempre buscar métodos para manter nossos clientes engajados, construindo conexões para que eles sempre venham consumir do nosso produto ou marca, além, do trabalho para conseguir novos clientes.
Uma das estratégias que se mostra mais eficaz é o Inbound Marketing que é a construção de um relacionamento através de conteúdos de relevância e qualidade sendo eles por meio de Podcasts, conteúdos de blogs, Landing Pages, newsletter, e-mail Marketing e campanhas de mídias pagas como o Interactive Ads.
Dessa forma, o cliente será impactado por conteúdos que despertem o interesse, fazendo com que ele navegue em uma “jornada” até chegar ao tão esperado momento da compra.
As marcas adotaram essa estratégia pois os consumidores atuais buscam não apenas o produto em si, mas uma experiência de compra, e ainda, essa estratégia traz ao consumidor impactado, um reconhecimento de “dor” que muitas vezes o cliente não tinha ideia que poderia ter, assim, fazendo-o despertar o interesse pelo produto ou marca.
Gosto sempre de trazer exemplos de marcas que trabalham com a estratégia de Inbound Marketing para que fique claro como ela funciona:
Starbucks: Quem não quer apreciar o café de uma das maiores cafeterias do mundo e ainda postar uma foto no Instagram com o seu nome escrito no copo? Além disso, A Starbucks cria laços fortes com seus clientes através de blogs e redes sociais, compartilhando histórias de fazendeiros de café, dicas de baristas e muito mais. Uma conexão real com a comunidade!
Airbnb: A plataforma é mestre em produzir conteúdo útil para viajantes, desde guias locais até histórias inspiradoras de experiências vividas por hóspedes. Tudo isso atrai mais viajantes para a plataforma.
Nike: Com sua campanha “Better for It“, a Nike não apenas vende produtos, mas também inspira as pessoas a alcançarem seus objetivos fitness. Eles se conectam emocionalmente com seus clientes.
Red Bull: A Red Bull é um mestre em contar histórias fascinantes relacionadas a esportes radicais e aventuras. Eles constroem uma imagem de estilo de vida emocionante e conectam-se com seu público jovem. Além da estratégia de fixação de marca como no comercial de televisão “A Red Bull te dá asas”.
Amazon: A Amazon utiliza recomendações personalizadas, avaliações de clientes e conteúdo relevante para melhorar a experiência de compra, mantendo os clientes engajados e voltando para mais.
O Inbound Marketing é sobre criar conexões autênticas, fornecer valor e resolver problemas reais. Essas marcas são exemplos brilhantes de como essa estratégia pode trazer resultados incríveis!