Marília

“O Rio de Janeiro continua lindo”

Não é a primeira vez e nem a última que falo do Rio de Janeiro em minhas crônicas. Essa semana ele viveu mais um dia de caos e cada vez mais dá sinais de que é realmente um Estado falido a muito tempo. Carlos Lacerda, que apesar de ter sido conhecido como “o corvo”por ter derrubado dois Presidentes (Vargas e o Jango),segundo os livros de história, teria sido o último grande governador desse lugar (Guanabara 1960-1965) que hoje, não passa de um belo cartão postal para turista ver.

Por falar em hoje, enquanto escrevo nesta quarta (3), o governo federal anuncia que enviará para lá, 105 homens da Força Nacional de Segurança e policias rodoviários federais para tentar fazer com que os moradores tenham o mínimo de segurança, depois de quebandidos e traficantes pararem as principais vias de acesso da cidade, em represália por policias acabarem com uma guerra de traficantes e apreender 40 deles. A cidade ficou sitiada e não pelo Exército como em 1964.

Seria muito mais fácil uma intervenção militar naquele Estado. Não como foi no Golpe de 1964, mas sim temporária como queria o próprio Castello Branco naquele ano. Porém na época, a linha dura dos militares pensavam o contrário e a intervenção durou até 1985. Mas agora, a situação é diferente, não temos mais comunistas e sim, bandidos e traficantes ameaçando os moradores da cidade. Portanto não cabe mais esse tipo de situação.

A situação é muito mais complexa e profunda. Nem os militares e muito menos a polícia dará um jeito. Quem tem que dar um jeito, ainda que não vejo como, é o governo. O governo tem que investir mais em educação e cuidar para que a sociedade tenha uma vida melhor com políticos ou gestores que não pensem em corrupção. Só assim, teremos mais cidadãos formados para a vida e não para o crime.