Marília

Ocupação de UTIs Covid bate 98% em Marília, Saúde faz alerta sobre serviços

Ocupação de UTIs Covid bate 98% em Marília, Saúde faz alerta sobre serviços

A Secretaria Municipal da Saúde informou na tarde da segunda-eira ocupação de 98,21% de ocupação dos leitos de UTI destinados ao atendimento de coronavírus e síndrome respiratória. São 55 pacientes para 56 vagas e a cidade está no limite com risco de transferência de pacientes para outros municípios.

Com os números, a pasta divulgou um alerta para sobrecarga de serviços na rede de atendimento e um pedido de prevenção. A cidade registrou ainda 48 internados em enfermarias e chegou a 103 pacientes em hospitais, com 85,8% da ocupação total de leitos.

“Mesmo com a alta taxa, nossos prestadores e profissionais estão envidando esforços para oferecer o melhor cuidado à população. Porém, alertamos que os serviços de atenção primária e os hospitais estão com uma superlotação, causando um tempo de espera grande nas portas dos serviços. Solicitamos a colaboração da população nas medidas de proteção e, especialmente, na compreensão desta espera nos serviços de saúde.”

O pico de internações acompanha uma tendência iniciada no final de 2020 e provocou também reação de dirigentes dos hospitais na cidade.

“Profissionais da Saúde seguem trabalhando 24h cuidando de quem precisar, Gestores tentam de todas as formas evitar o colapso do Sistema de Saúde e Financeiro, E você? Precisa seguir as orientações…Máscara (da forma correta), distanciamento (e não isolamento) , álcool em gel .
Para que os profissionais de saúde não tenham que escolher quem vai ocupar o leito de UTI!”, divulgou a médica Paloma Libanio, superintendente do HC Famema,