Marília

Odonto da Unimar, 40 anos, lança livros e prepara mestrado e doutorado

Odonto da Unimar, 40 anos, lança livros e prepara mestrado e doutorado

A Unimar reuniu dirigentes, docentes de Odontologia convidados especiais na noite desta sexta-feira para comemorar os 40 anos do curso e apresentar novidades que vão do lançamento de livros a um avançado projeto de implantação dos cursos de mestrado e doutorado na área.

A comemoração envolveu uma apresentação formal das novidades, com homenagens a todos os docentes do curso, noite de autógrafos para os dois livros lançados e um coquetel.
Entre as atrações, a presença do professor Rogério Leone Buchaim, livre-docente com passagens pela Unesp e USP de Ribeirão Preto, um profissional formado pela Unimar que retorna à universidade e vai colaborar na implantação da pós-graduação.

“Estamos construindo, temos o projeto submetido e aguardamos a resposta. Temos uma boa expectativa, a Unimar vem produzindo muito em pesquisa, com publicações em revistas internacionais, crescendo cada vez e um programa de pós-graduação vai ser muito importante para a cidade, para o Estado e até quem sabe para o país.”

Buchaim concluiu o curso em 1988 e foi da primeira turma com diploma emitido pela Universidade Marília, reconhecimento que a Associação de Ensino de Marília havia recebido alguns meses antes.

Ele lançou no encontro o livro “Manual da Anatomia Odontológica” escrito com o livre docente João Paulo Mardegan Issa, da USP, além de convidados para produção de capítulos. Entre os convidados, professores da Unimar.

“O livro foi muito bem recebido, já temos por volta de 400 exemplares vendidos e em uso por instituições de todo o país. É um livro para ser usado na graduação, na pós-graduação, no dia-a-dia. E quando a editora disse que haveria uma apresentação dos autores e fiz questão que começasse pela graduação na Unimar.”
O reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva,  destacou os desafios de implantar o curso há 40 anos, disse que a universidade enfrentou resistência até na cidade e precisou buscar fora, em Araçatuba e Bauru, que já tinham cursos instalados, os professores. Mas superou as dificuldades e o curso se tornou uma referência.

“Os cursos de saúde exigem muitos laboratórios, professores. Hoje estamos comemorando os 40 anos, lutando para retomar o curso de mestrado e doutorado. Além disso, lançamos dois livros, incentivando pesquisas e manter o desenvolvimento dos cursos como fazemos com medicina, com veterinária, direito, contábeis, administração, as áreas da saúde e assim subir degrau a degrau.”

A pró-reitora de Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva, disse que a Unimar atravessa uma fase de boas notícias e muitas novidades positivas que só ampliam a busca pela qualidade e o reconhecimento.

“Como eu sempre disse, a Universidade é um organismo vivo, em permanente ação, em evolução e nós temos boas notícias com os livros, a implantação do mestrado, a boa avaliação no Ranking da Folha, a internacionalização, então são muitas áreas de crescimento.”
A solenidade lançou ainda o livro “Memórias da Associação de Ensino de Marília”, produzido pela professora Maria Beatriz de Barros Moraes Trazzi, que foi pró-reitora de Ação Comunitária entre muitas atividades na universidade, onde ficou 41 anos.

“Na verdade nunca saí, nunca me afastei totalmente. E são 41 anos, não são dias, meses ou algum tempo”, conta a professora. O livro é baseado em memórias e muitas anotações, uma marca da educadora em sua vida profissional. “A memória é seletiva, eu sempre anotei tudo”, explicou.
Filha da escritora, a coordenadora do curso de Odontologia, Flávia de Moraes Trazzi, citou diferentes momentos da histórica e o pioneirismo da universidade em diferentes momentos. Depois entregou pessoalmente homenagens a todos os recentes e recebeu deles, em conjunto, uma lembrança especial. Confira galeriaa de fotos