Marília

Onda de calor segue até próxima semana

Onda de calor segue até próxima semana

A onda de calor iniciada Nas últimas semanas em Marília e toda a região, com marcas próximas dos 40ºC, deve continuar até a próxima semana, por volta doa dia 22. Moradores buscam refúgio nos clubes sociais, onde as piscinas ficam lotadas de famílias para se refrescarem das altas temperaturas. A tão esperada chuva só deverá dar as caras na semana que vem.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), prevê máximas entre 34ºC e 37ºC, com sensação térmica na casa dos 40ºC. E a probabilidade de chuva é de apenas 5% até o dia 21. No dia 22 esses índices se elevam para 80% e deve chover na cidade.

No Yara Clube de Marília o movimento nas piscinas era grande na tarde d ehoje e o movimento deve ficar ainda maior no final de semana, com picos de procura também nos finais de tarde. O recesso em algumas escolas da cidade nesta semana ajuda. O Sei mantém turmas de aulas e uso da piscina por escolas na maior parte do dia. Ainda assim, após as 17h cresce o movimento nas piscinas. O mesmo acontece na AABB (Associação Atlética Banco do Brasiul), próxima ao bosque.

Ainda segundo o Cptec, essa sensação de forte calor é comum na Primavera, pois é um período de transição entre o Inverno e o Verão. Por isso, há no início da estação, temperaturas mais amenas, semelhantes ao Inverno, e agora os termômetros tendem a aumentar cada vez mais.

O que provoca a forte onda de calor é a presença de uma massa de ar seco em toda a região do interior paulista, além da ausência de formação de nuvens. A expectativa, de acordo com o Cptec  é de que chova apenas a partir do dia 22 na região de Marília, quando haverá 80% de possibilidade de precipitações.

O agrônomo Aurélio Giroto, da Cooperativa dos Cafeicultores de Marília, informou que a última ocorrência de chuva registrada na cidade pela entidade foi no dia 29 de setembro, com precipitação de 10 milímetros. E a expectativa é de que chova apenas a partir do dia 22.