Um acordo entre a prefeitura e a AMTU (Associação Mariliense de Transporte Urbano) e ampliou desde a semana passada o prazo de uso do passe integração para 1h40 também durante a semana.
O horário previsto de 1h, estabelecido no contrato de exploração dos serviços, já havia sido ampliado aos finais de semana desde o dia 22 e foi mantido para os dias da semana. A informação foi divulgada nesta terça-feira em resposta a um pedido formulado na Câmara de Marília para que o horário fosse estendido.
Os passageiros que usam sistema de pagamento com cartões eletrônicos têm prazo de 1h40 para pegar outro ônibus a parir do momento em que a passagem é cobrada na primeira viagem.
Segundo a AMTU, em média são feitas 6.500 viagens por integração na cidade todos os dias. O sistema não vale para quem paga a passagem em dinheiro. Estes usuários precisam comprar cartões com unidades de viagem – de duas a dez – ou fazer cadastro para ter cartão de uso permanente.
O novo sistema buscar mudar hábitos para que os usuários passem a fazer a integração sem depender do Terminal Urbano, no centro da cidade. São casos de passageiros das pontas da cidade que iam até o centro para seguir em direção a outras regiões ou mesmo bairros próximos.
Moradores da zona oeste, por exemplo, precisavam ir até o terminal para retornar ao Campus Universitário. A integração pode ser feita em qualquer ponto de ônibus da cidade.
Além de modificar os hábitos de uso do serviço, o sistema vai permitir formar um banco de dados de usuários e um mapa de deslocamentos para reorganização do sistema de transporte na cidade, que usa os mesmos padrões de linhas há 25 anos.