Marília

Origem faz 27 anos com lutas por ciclovias, crescimento sustentável, bosques e mais

Origem faz 27 anos com lutas por ciclovias, crescimento sustentável, bosques e mais

A ONG Origem, que nasceu como Associação Ambientalista de Marília, completou no domingo 27 anos de atividade e uma história que vai da limpeza e mapeamento de cachoeiras ao projeto de parque linear ao lado da ferrovia e briga por ciclovias na cidade, rodovias e agora nas futueas marginais da SP-294.

Não é pouco. Consulte a lista de procedimentos de investigação do Ministério Público em Marília e você vai achar uma longa lista de representações e informações da organização que provocaram obras, debates na cidade e muitas ordens judiciais para medidas públicas.

A Origem está em ações de limpeza em trilhas e cachoeiras, está no plantio de bosques, coleta de lixo, debates e seminários sobre desenvolvimento sustrentável, ações judiciais, desenvolvimento de projetos técnicos e participação em audiências públicas.

Está em movimentos internacionais ambientalistas, em passeios ciclísticos, educação ambiental e parcerias com outros agentes, sejam do setor públoico ou privado, como grupos de rapel, associações de moradores, movimentos como o Cocletivo de Mulheres e outros. E faz tudo isso com trabalho voluntário.

“Muito se fez, muito se plantou e mesmo assim, parece pouco, mas só parece. Se formos fazer uma recapitulação, passaremos o dia todo vendo as ações de educação ambiental, de plantios, de recuperação, de denúncias e de discussões em conselhos que resultaram em projetos ou boas práticas disseminadas”, diz a mensagem da organização na celebração.

A pressão pelas ciclofaixas, que acompanha a entidade há anos cresceu com as obras nas rodovias. Em todos os projetos de concessão a organização apresentou manifestações para que as estradas – hoje sob gestão da entrevias e Eixo-SP – contem com faixas seguras e acessíveis para ciclistas.

O anúncio das desapropriações para marginais na zona norte, entre os bairros Maracá, Montana, distrito de Nóbrega e a a área urbana de Marília, levou a novas ações em defesa das bicicletas.

Até a associação ser fundada, em 29 de maio de 1995, não havia nenhuma ONG ambientalista na região. Em 2004 a organização se transformou, adotou o nome Origem e o desenvolvimento sustentável como foco.

Atuou em projetos por toda a região, esteve em mobilizações juntos ao poder público e mais entidades, atuou no reflorestamento, cultura e planejamento urbano e de turismo na cidade.

“Parabéns a todos que já deram seu tempo, seu conhecimento, seu talento, seu suor e até seu sangue pela nossa ORIGEM”, divulgou a organização. Vida longa a ela. Veja na galeria mais imagens da história de atuação da Origem