Em meados dos anos de 1990, me lembro de ler um livro organizado pelo jornal Folha de SP, no qual em um artigo escrito pelo maior diretor de cinema e um dos fundadores no Cinema Novo, Cacá Diegues que dizia: “A Globo é a filha mais bem sucedida do Regime Militar no Brasil”. Muitos anos depois, descobri que ele tinha razão em partes pois, realmente o Regime Militar com apenas um ano de vida no Brasil, já que o Golpe foi em 01/04/1964, com o ímpeto de modernizar o país desde o início, ofereceu dinheiro a todas emissoras de tv que funcionavam ou projetos de emissoras que queriam começar.

Roberto Marinho foi esperto, pegou o dinheiro e transformou a emissor brasileira na segunda maior emissora do mundo. Nesta questão, ela foi sim muito bem sucedida. Porém, na parte de certos tipos de informações e imparcialidades, ela (a emissora) nem de longe é bem sucedida.

Apoiou é claro o Regime Militar, só passou a transmitir de fato o Movimento das Diretas Já (1984) quando não tinha mais jeito, todas a outras já estavam transmitindo e ganhando muitos pontos de audiência com o movimento. E o que falar da eleição de 1989, quando apoiou descaradamente o Collor, prejudicou em muito o Lula e deu no que deu, impeachment do Collor.

Hoje, já não tem a hegemonia que carregava nos anos 80 e 90 devido à baixa qualidade de seus programas (o big brother), uma porcaria de programa que no mundo inteiro já não passa mais e só aqui na emissora da terrinha que continua passando e um exemplo. Há ainda, a forte concorrência de tvs fechadas, cada vez mais assinadas pela classe média e baixa e com programas com muito mais qualidade.

Agora, tenho que dar o braço a torcer para alguns programas, não tenho palavras para descrever o quanto gostava dos trapalhões, Armação Limitada e em questão de novelas, não há igual no mundo. Toda a minha infância, juventude e dias atuais algumas ainda me encantam. Novelas como: Renascer, Vereda Tropical, Roque Santeiro e sem esquecer da cena final de Vale tudo (Reginaldo Farias dando uma banana para o país) mostrando que desde sempre o rico, foge e não vai para a cadeia no Brasil. Se a arte imita e vida ou vice-versa, a globo é campeã nesse quesito.

Espero viver mais 50 anos e ainda espero ver a emissora (se bem que tenho tv fechada em casa e não assisto quase nada na Globo) transmitir mais filmes nacionais, dar papéis mais importantes aos atores negros e não só de empregadas domésticas, bandidos ou motoristas. Dar a notícia do jeito certo e não com parcialidade. Enfim, transmitir seus programas do jeito que o povo merece.