O padre Valdemar Cardoso, que por muitos anos atuou como pároco nas zonas norte e Oeste de Marília e se tornou centro de uma corrente de orações após um quadro de AVC, retomou nos últimos dias parte de suas atividades na paróquia de Nossa Senhora da Glória, em Tupi Paulista, e conversou com o Giro sobre seu tratamento e a repercussão do caso.
“Visitei o médico na segunda-feira passada. Ele ficou satisfeito com a recuperação, a cicatrização da cirurgia e disse que eu poderia retomar de forma lenta, 25% das atividades neste momento”, disse o religioso por telefone.
Valdemar Cardoso tem 60 anos, e disse que seu problema foi provocado por quadro de forte estresse e excesso de atividades.
Nesta semana ele já participou de algumas celebrações e atividades. “Se tem quatro missas, faço uma. Se são duas reuniões, participo de uma”, explicou.
Além da paróquia, ele é diretor espiritual na Rede Vida de Televisão, um canal de orientação católica, onde apresenta programas quinzenais.
“Na TV ainda não deu para voltar, envolve uma viagem de quatro horas. Deve retomar na TV em maio”, disse o pároco.
O padre disse estar impressionado com a repercussão e o apoio que sua enfermidade provocou, com reações até no exterior.
“A comunidade da paróquia, de Marília, de todo o Brasil aonde a rede Vida chega reagiu com muito carinho. Tenho irmãos evangélicos em São Paulo e lá nove igrejas evangélicas se uniram em vigílias e orações. Em Tupi, que é uma cidade pequena e tenho minha família, todas as igrejas evangélicas. Duas igrejas de Angola promoveram atividades”, contou.