Marília

Painel da Dengue cria conflito de dados sobre óbitos em Marília; insere casos de fora

Painel da Dengue cria conflito de dados sobre óbitos em Marília; insere casos de fora

O Painel da Dengue criado para acompanhar evolução da epidemia no Estado de São Paulo incluiu como óbitos em Marília dois casos não reconhecidos pela Secretaria Municipal de Saúde por envolver pacientes falecidos em outras cidades.

A situação agravou um conflito de dados sobre as mortes que já existia com diferenças nas contas estaduais e locais. 

O painel aponta cinco mortes na cidade. A Secretaria Municipal também considera cinco mortes. Mas na lista de casos ocorre a confusão.

O Estado põe na lista de Marília a morte de uma adolescente de 14 anos, que residia em Marília, mas apresentou sintomas em Birigui e faleceu durante atendimento em Jaú no mês de janeiro.

Outro óbito inserido em Marília trata de uma mulher, com faixa entre 20 e 34 anos, também não inserida na relação municipal.

Em resposta ao Giro Marília, a Secretaria Estadual da Saúde informou que “as mortes por dengue são contabilizadas pelo município de residência e não pelo município onde a morte ocorreu.”

Já a Saúde de Marília disse que não confirma estes dados”, divergentes com a faixa etária das cinco mortes registradas até aqui.

Marília reconhece os óbitos de um homem de 85 anos e uma mulher de 70 anos em janeiro, um homem de 71 anos e outro de 90 anos em fevereiro e uma mulher com 52 anos no início de março.

O Painel do Estado já apresentava conflito por manter registro de três óbitos mesmo após anúncio oficial de novos casos na cidade.

Com atualização diária de dados, o sistema estadual mostra maior velocidade no controle de casos confirmados e apontoa 2.851 pacientes na cidade.