O jato com autoridades de Marília que foram a Brasília nesta quarta-feira teve dificuldade para pousar no retorno à cidade no início da noite por causa de uma pane no sistema de iluminação da pista. O avião retornava de Brasília e tinha à bordo o prefeito da cidade, Vinícius Camarinha e secretários municipais que acompanharam a entreha de prêmio da Abrinq na capital.
O caso provocou espera no ar de quase meia hora para o pouso e criou uma cena inusitada para moradores da zona leste, com a passagem repetidas vezes de um jato em horário incomum, por volta de 19h., enquanto aguardava solução do problema.
A falta de luz não representou nenhum risco para o voo ou passageiros e apenas um transtorno que indicou pouso da aeronave em outra cidade e gasto desnecessário de combustível.
Segundo a Secretaria de Transportes do Estado, responsável pelo aeroporto de Marília, a pane foi provocada por um transformador de energia que abastece o sistema de balizamento – iluminação lateral que se estende por toda a pista. A assessoria informa que o equipamento foi substituído e o problema solucionado cerca de 30 minutos depois de identificada a pane.
“O Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) informa que por volta das 19 horas de ontem, 22 de junho, foi detectada uma falha no transformador do balizamento noturno do aeroporto de Marília. O Daesp prontamente realizou a substituição do equipamento e, às 19h30, a pista do aeroporto já estava totalmente aberta para as operações. Somente uma aeronave particular não pode pousar no momento por ela pretendida. Vale esclarecer que não houve qualquer interferência nos voos comerciais e que o aeroporto operou normalmente após o ocorrido”, diz nota distribuída pelo Daesp