Giro Marília

Paródias que você deveria ter visto

Paródias que você deveria ter visto

Paródias viraram grandes franquias no cinema e colocar um pouco de humor sobre histórias reais ou filmes de sucesso passou a ser uma verdadeira mina de ouro para produtores, atores e estúdios. Os fãs do gênero conhecem, acompanham e vão às pré-estreias de franquias como Todo Mundo em Pânico e mais recentemente Inatividade Paranormal.

Mas o besteirol e as piadas sobre histórias de sucesso são bem mais antigos e passaram a fazer grandes bilheterias nas décadas de 70 e 80, quando comediantes do teatro e TV chegaram às telefonas. Os filmes fazem referências a diferentes sucessos, como Top Gang, com duas produções, em que Charlie Sheen aparece fazendo piada com filmes como Rambo, Comando Para Matar, Bradock, sucessos de Bruce Lee e até de Apocalypse Now, drama que foi sucesso com o seu pai, Martin Sheen.

Apertem os Cintos

“Apertem os Cintos o Piloto Sumiu” (Airplane), de 1980, praticamente lançou o estilo besteirol com paródia do cinema-catástrofe, na onda de filmes como Aeroporto, lançado dez anos antes. Na paródia, jantar em um avião deixa diversas pessoas a bordo doentes, incluindo piloto, copiloto e assistente. Um piloto traumatizado pela guerra, uma aeromoça e um médico assumem o controle. O filme, que chegou a ter sequência sem sucesso, inspirou outro e é citado em algumas produções.

História do Mundo, parte 1

O comediante Mel Brooks, um dos responsáveis pela série Agente 86, mostrou-se especialista em paródias. Com Banzé no Oeste brincou com o estilo bang-bang, com O Jovem Frankenstein ironizou o terror e em 1981 entrou firme no besteirol com A História do Mundo, parte 1, feito em diferentes capítulos e pelo menos duas cenas que fizeram fama são paródias de “Os Des Mandamentos”, filme com Charlton Heston sobre a vida de Moysés, a saída dos hebreus do Egito e a fuga pelo Mar Vermelho.

Cliente Morto não Paga

Na versão original Dead Men Don`t Wear Plaid, de 1982, tem Steve Martin como um detetive dos filmes noir interagindo em cenas de diversos outros filmes e astros famosos. A montagem em preto-e-branco rendeu boa comédia e paródia ao gênero e ao estilo criado por Humphrey Bogart em “O Falcão Maltês”. O próprio Bogart tem cenas usadas no filme.

Austin Power ironiza James Bond Cheap Detective segue linha de detettives… …assim como Assassinato Por Morte

Ainda na linha dos detetives, três outras paródias valem a pena. Cheap Detective, com Peter Falk, Assassinato Por Morte, com elenco de muitas estrelas parodiando famosos detetives de contos e livros, e Austin Powers, de Mike Myers, com paródia sobre os filmes de James Bond.

Star Wars da pesada

Estes são desenhos. Produzidos por Seth McFarlane para a série de TV Family Guy (Uma Família da Pesada), três desenhos com paródias dos filmes da saga Star Wars fizeram tanto sucesso que integram caixas com DVDS dos filmes originais. Os personagens dos desenhos assumem os papéis dos filmes com visões diferentes que hora adulam os fãs, hora mostram as falhas na história original, hora citam outras referências, como “Apertem os Cintos o Piloto Sumiu”. Os episódios podem ser encontrados como Blue Harvest (paródia de “Uma Nova Esperança”) , #Something, Something, Something, Dark Side” (paródia de “O Império Contra-Ataca”) e “Episode VI: It`s a Trap” (paródia de “O Retorno de Jedi”)