A partida pela Copinha entre Marília e Santos nesta quinta-feira acontecerá de portas fechadas para a torcida. A decisão veio depois do prefeito Daniel Alonso passar quase uma hora em reunião com o comando do Corpo de Bombeiros de Marília, na manhã de hoje. Com relação aos jogos futuros, caso o Maquinho se classifique, a Prefeitura e os bombeiros afirmaram que vão avaliar um jogo de cada vez.
Em entrevista para explicar a medida, o prefeito informou que o estádio está passando por reformas e que a prioridade é garantir a segurança dos presentes. Complementando a fala do prefeito, o major dos bombeiros que participou da reunião disse que o Abreuzão ainda não conseguiu a aprovação para receber torcedores por conta de alguns critérios técnicos, em especial com relação às obras que estão sendo realizadas.
Segundo o major, esses problemas técnicos dizem respeito a questões de segurança da população, como a regularização da iluminação de emergência e a garantia das condições de acesso e saída das arquibancadas. Os bombeiros também verificaram a presença de muitos elementos soltos, como pedras e entulho, que podem causar acidentes.
Esse seria o motivo da interdição do Tobogã 1, no último jogo do MAC, contra o Timon. As autoridades descartaram um boato que circulava nas redes sociais, de que o local teria sido interditado por conta de botijões de gás que ficam na cozinha piloto abaixo da arquibancada. O major dos bombeiros reiterou que a interdição se deu por conta das obras que estão sendo realizadas e pela segurança da população.
A expectativa é de que as adequações sejam completadas até o início do Campeonato Paulista. Tanto a Prefeitura quanto os bombeiros também comentaram que os grandes públicos nos jogos da Copinha dificultam a garantia de segurança da população. Já para a Série A3 do Paulista, a torcida esperada em cada jogo seria menor e o clube teria mais tempo para regularizar o estádio.
O MAC encara o Santos hoje às 17h, sem apoio de sua torcida e precisando de um bom resultado para seguir na competição. A equipe do litoral atropelou os outros adversários do grupo, vencendo o Olímpico por 7 a 0 e o Timon (que ganhou do Marília) por 4 a 1. A partida será transmitida pela televisão, no canal SporTV. O Santos já está classificado e joga apenas para cumprir tabela. Um empate é suficiente para classificar o Maquinho, desde que o Timon não ganhe do Olímpico, em partida que começa às 14h45.
Reunião
O prefeito Daniel Alonso se reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 9, com o comando do Corpo de Bombeiros de Marília, para discutir se a partida entre MAC e Santos pela Copinha teria os portões abertos ou fechados à torcida. O encontro aconteceu no estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal e também contou com a presença de membros do secretariado da Prefeitura, do comando da Polícia Militar e de representantes da FPF (Federação Paulista de Futebol).
A reunião começou às 11h e não foi permitida a participação da imprensa. Após algumas irregularidades serem observadas em vistorias no Abreuzão, o encontro foi convocado para decidir se a torcida poderia entrar no jogo que acontecerá hoje às 17h, entre Marília e Santos.
Além disso, há o risco de que o estádio seja interditado para os futuros jogos da Copinha e que as partidas sejam transferidas para outra cidade sede. Fica também a dúvida se o Abreuzão será aprovado pela fiscalização a tempo da série A3 do Campeonato Paulista, que começa já neste mês, no dia 25.