Marília

Pedágios da BR-153 na região de Marília tiveram 8.000 casos de evasão em 2023

Pedágios da BR-153 na região de Marília tiveram 8.000 casos de evasão em 2023

As praças de pedágio da rodovia BR-153 em Vera Cruz e Lins, na região de Marília, registraram juntas oito mil casos de evasão de motoristas que passaram sem pagar em 2023.

O quadro é bastante pior nas praças de José Bonifácio e Onda verde, ambas na região de São José do Rio Preto, onde a evasão de pedágio envolveu 20 mil casos no ano passado.

Os números foram divulgadas pela empresa Triunfo Transbrasiliana, que administra a empresa, no lançamento de uma campanha contra a evasão.

“A prática pode ser penalizada pelos órgãos de trânsito, além de representar uma situação de perigo aos usuários da via e para os profissionais da empresa”, diz o comunicado.

Segundo o diretor de Engenharia e Operações da Triunfo Transbrasiliana, Daniel Victorino, a manobra envolve riscos como velocidade acima do limite no local que tem outros veículos em trânsito e funcionários em circulação.

Passar pela praça de pedágio sem pagar é considerada infração grave, gera 5 pontos na CNH e multa no valor de R$ 195,23, de acordo com o artigo 209 do Código Brasileiro de Trânsito – CTB 

A evasão chega ainda aos cofres das prefeituras, que recebem repasses de ISS (Imposto Sobre Serviços) em todas as tarifas cobradas de motoristas.