Marília

Pedal lança Rota das Capelas no feriado e projeto de turismo une Marília e Ocauçu

Pedal lança Rota das Capelas no feriado e projeto de turismo une Marília e Ocauçu

O Pedal da Rota das Capelas, primeiro grande evento público para explorar, celebrar e promover novo roteiro de cicloturismo entre Marília e Região, deve receber pelo menos 200 participantes nesta quinta-feira, feriado de 7 de Setembro, com estrutura de apoio, lanches, segurança e orientação em Marília e Ocauçu.

Envolve um trecho de estradas rurais todo sinalizado e direcionado para passar ao lado de pontos religiosos – especialmente em Ocauçu – com início na Basílica de São bento em Marília e encerramento no Mosteiro da Misericórdia em Avencas. A saída está prevista para 6h.

“A Secretaria providenciou o emplacamento dos trechos do bairro Nova Marília 3, na região do Sest Senat, até Amadeu Amaral e Avencas. Já o poder público de Ocauçu ficou responsável por seu trecho – Nova Colômbia, área urbana e São Benedito. O projeto vem ao encontro das iniciativas de cicloturismo que estamos implantando na cidade e tem importantes parcerias com o setor privado”, disse o secretário de Turismo de Marília, Nelson Mora.

Ocauçu terá acompanhamento de segurança e equipe de atendimento em saúde a partir do Rio do Peixe. O roteiro terá suporte na Gruta Nossa Senhora Auxiliadora, ao lado da torre de pedra conhecida como Dedo de Deus.

Passará pela praça da matriz na cidade e na capela de Nossa Senhora Aparecida, onde a Secretaria de Turismo de Ocauçu vai oferecer café da manhã com lanche e hidratação. Terá ainda passagem pela capela de São benedito para seguir em direção a Amadeu Amaral e ao mosteiro em Avencas. Uma tela foi instalada para receber fitas dos fiéis que desejarem deixar o material, já registrado em outros pontos da rota.

O passeio de lançamento foi organizado por grupos de ciclistas que já exploram trilhas na cidade e região. Envolve esportistas, praticantes de final de semana, empresas do setor e turistas.

“Esta rota contempla a estrada mais antiga existente em nossa região, aberta pela expedição geográfica de Campos Novos Paulista, que passa por São Benedito e segue até o distrito de Avencas, antes mesmo de Marília existir. A ideia é resgatar um trajeto histórico que faz parte do surgimento do nosso município e das vilas, sítios e fazendas situadas no trecho, além das capelas instaladas no percurso”, explicou Danilo Pierote Silva, um dos participantes.

Além das capelas, em especial pequenas igrejas e até uma gruta de orações junto á estrada rural, o trecho oferece belas paisagens, pontos históricos e de valor cultural para a região. É um dos projetos de integração da Região Turística Alto Cafezal, com Marília e mais cidades próximas.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo Instagram: @rotadascapelas.altocafezal