Marília

Pesquisa da Unesp de Marília aponta que café antes de exercícios pode prejudicar a saúde

Pesquisa da Unesp de Marília aponta que café antes de exercícios pode prejudicar a saúde

Um estudo desenvolvido por pesquisadores de Fisioterapia da Unesp de Marília revelou que tomar café antes de praticar exercícios físicos pode aumentar o risco de infarto. Segundo a pesquisa, os batimentos cardíacos daqueles que ingeriram cafeína demoravam até meia hora a mais para voltarem ao normal.

O experimento foi realizado com um grupo amostral de 32 homens, entre 18 e 25 anos, que tiveram seu comportamento cardiovascular monitorado. No teste, eles tiveram que desempenhar algumas atividades físicas enquanto alguns tomavam pílulas de cafeína e outros tomavam placebo, secretamente.

Foi constatado pelos pesquisadores que aqueles que ingeriram cafeína tiveram um atraso na normalização dos batimentos cardíacos. Segundo Vitor Engrácia Valenti, coordenador do Centro de Estudos da Unesp, esse maior intervalo de recuperação aumenta as chances de ocorrerem problemas cardíacos.

Tendo em vista que esses resultados foram observados em voluntários jovens e sadios, os pesquisadores ficaram preocupados com o quanto a cafeína antes de exercícios físicos pode ser prejudicial a pacientes em grupos de risco, mais vulneráveis a problemas no coração. As informações são do portal G1.