Marília

Pesquisa de petróleo inclui testes em Marília

Pesquisa de petróleo inclui testes em Marília

A ANP (Agência Naiconal do Petróleo), divulgou em nota distribuída nesta quarta-feira que a análise sísmica do solo em busca de depósitos de gás e petróleo  inclui pontos de testes em Marília.

A pesquisa é feita na Bacia Sedimentar do Paraná, que abrange municípios dos estados do Paraná e São Paulo, e vai passar em 90 municípios do Estado. Os caminhões já foram fotógrafados em análises por Oscar Bressane e Paraguaçu Paulista.

O estudo faz parte do Plano Plurianual de Estudos de Geologia e Geofísica da ANP, um programa de aquisição sistemática de dados geológicos e geofísicos para aumentar o conhecimento das bacias sedimentares de nova fronteira.

Os dados adquiridos serão inteiramente públicos, e, após a conclusão do projeto, estarão disponíveis para consulta no BDEP (Banco de Dados de Exploração e Produção da ANP – CLIQUE AQUI PARA ACESSAR).

Essa pesquisa sísmica utiliza caminhões vibradores que emitem vibrações (ondas sonoras) em pontos pré-determinados ao longo das rodovias envolvidas na locação do projeto. Essas ondas atravessam as rochas que ocorrem em subsuperfície,  são refletidas e retornam para a superfície, onde são registradas em equipamentos específicos, denominados geofones.

A partir do tempo de viagem das ondas sonoras e posterior tratamento dos dados, são geradas imagens do subsolo.  Nessas imagens podemos identificar e rastrear as camadas rochosas que ocorrem em subsuperfície.  A pesquisa possibilita avaliar se a configuração é ou não adequada para a geração e acumulação de petróleo ou de gás natural.


O projeto foi contratado pela ANP em 2015 por meio de licitação pública (Pregão Eletrônico nº 034/2015-ANP). Os recursos financeiros advém do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC).

A pesquisa sísmica com caminhões vibradores é realizada em estradas federais, estaduais e municipais e segundo a ANP não agride o meio ambiente. A área do estudo inclui 177 municípios do Estado do Paraná.

A Bacia Sedimentar do Paraná possui inúmeros indícios da ocorrência de petróleo e gás natural, mas ainda não possui campos produtores. Por isso essa pesquisa tem por objetivo aumentar o conhecimento geológico e sobre o potencial petrolífero dessa grande bacia sedimentar.

“O estudo da ANP é regional e pesquisas mais detalhadas são necessárias para identificar possíveis acumulações de petróleo, pois a sísmica é um método indireto de pesquisa. Somente com a perfuração de poços é que se pode comprovar a presença de petróleo”, diz a nota da ANP