Marília

Pesquisa em Marília mostra benefícios de cacau e riscos com açúcar em chocolates

Pesquisa em Marília mostra benefícios de cacau e riscos com açúcar em chocolates

Uma pesquisa desenvolvida em Marília a partir da de revisão sistemática de diferentes estudos sobre alimentação e saúde mostra que cacau tem uma influência benéfica na pressão arterial. IMC e glicemia e que o açúcar presente em chocolates pode se tornar ameaça em longo prazo.

O estudo, que está em fase de produção de artigo, foi apresentado pelo professor Vitor Engracia Valenti, da Unesp de Marília, que tem ganhado visibiulidade e relevância com estudos sobre saúde.

A pesquisa acompanhou estudos a partir do ano de 1964 até fevereiro 2024. Critérios de inclusão foram: Estudos com voluntários acima de 18 anos com doenças cardiovasculares ou metabólicas.

Um grupo de intervenção recebeu cacau em cápsulas ou barras, grupos controle teve como base a intervenção com placebo. As variáveis de análises foram pressão arterial, IMC, gordura corporal e glicemia.

“Após a avaliação das referências, a revisão concluiu que o cacau tem influência benéfica na pressão arterial, IMC e glicemia. Entretanto, o açúcar do chocolate pode contribuir em longo prazo para aumento de pressão arterial, glicemia, IMC, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares”, explica o pesquisador.