Marília

Pesquisa - Negócios lideram atração de turistas em Marília mas há espaço para mais opções

Pesquisa - Negócios lideram atração de turistas em Marília mas há espaço para mais opções

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae sobre perfil de turismo em Marília mostra maioria de visitas em viagens de negócios, por homens e sozinhos, mas revela também potencial para lazer, famílias e outros.

Os homens foram 59% dos visitantes, com idades entre 39 e 45 anos (23%). Em termos de renda, a maioria tinha ganhos acima de R$ 9.901,00 (23%), seguida por faixas de renda entre R$5.501 e R$ 7.700 (18%) e de R$ 7.701 a R$ 9.900 (17%).

Revelou 148 cidades de origem e as cinco principais foram São Paulo, Pompéia, Campinas, Garça e Oriente, todas localizadas no Estado de São Paulo.

Negócios trouxeram 55% dos entrevistados. A maioria ficou hospedada na cidade (76%), principalmente em hotéis (99%), e a média de permanência desse grupo foi de 3,8 dias.

A maioria desses visitantes já conhecia Marília (76%) e 21% foram recomendados a visitar a cidade por amigos ou parentes.

O estudo indica que a movimentação de turista traz benefícios econômicos mesmo nos visitantes que ficam apenas um dia, mas mostra que há espaço para expandir as opções de lazer e diversificar as atrações locais.

Investir em eventos que promovam a cultura gastronômica, cultural e científica da cidade pode ser uma estratégia interessante para aumentar a duração média da estadia e o gasto dos visitantes.

A diversificação do perfil dos turistas também é importante para lidar com a sazonalidade do turismo local e explorar todo o potencial do setor.

Com base nesses resultados, pesquisas futuras podem ser realizadas para aprimorar ainda mais o entendimento da demanda turística em Marília e desenvolver estratégias adequadas para atender aos diferentes perfis de viajantes.

Veja abaixo mais dados do questionário

Questionados sobre as fontes de informações que os levaram a visitar o destino, 71% indicaram que já conheciam Marília, 16% mencionaram o local de trabalho e 10% citaram amigos e parentes.

Quase todos os entrevistados (99,5%) afirmaram que não utilizaram agências de viagens para organizar sua estadia.

Mais da metade dos entrevistados (53%) optou por utilizar seu próprio carro, 24% escolheram ônibus de linha e 17% optaram por viajar de avião.

Em relação ao tempo de permanência, 34% dos entrevistados indicaram uma estadia de até um dia, enquanto 16,5% permaneceram por 2 dias e 16% ficaram meio período. Aqueles que visitaram Marília por apenas algumas horas representaram 30% dos entrevistados.

Quanto à infraestrutura geral da cidade, os itens avaliados receberam uma ótima pontuação em geral.

Os aspectos mais bem avaliados foram limpeza urbana (93%), sinal de telefonia móvel (91%), sinal de internet (91%), serviços de táxi/aplicativos (90%), segurança pública (89%), facilidade de acesso aos atrativos e serviços (86%) e qualidade das vias de acesso (84%).

Em relação aos serviços específicos, aqueles com maior número de avaliações “muito bom” e “bom” foram qualidade das comidas nos restaurantes/bares (93%), qualidade do atendimento no geral (90%), qualidade da estrutura de hospedagem (89%) e preços (custo/benefício) (82%).

Por outro lado, os itens que receberam avaliações mais negativas, somando “razoável e ruim”, foram qualidade das informações turísticas (40%), qualidade do artesanato (39%), diversidade de atrativos (36%), experiências de passeios/city tours comprados (32%), qualidade das atrações turísticas (29%) e qualidade da diversão noturna (23%).