Marília

Pesquisa vai traçar potencial de turismo em Marília

Pesquisa vai traçar potencial de turismo em Marília

Começou nesta semana uma pesquisa para identificar o potencial turístico do município., medida que vai fornecer informações para a elaboração do Plano Diretor deste segmento de negócios na cidade.

A pesquisa é realizada pelo Instituto Leopardo de Pesquisas Aplicadas. O levantamento inclui, além de entrevistas com frequentadores do Terminal Rodoviário, de trabalhos de pesquisa com a rede hoteleira, no aeroporto e em shoppings da cidade.

“É uma ação que vai colaborar para a elaboração do Plano Diretor de Turismo. Para esta etapa contamos com o apoio da Emdurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano de Marília) e de instituições de ensino, como a  Unimar, FAIP e FAEF. Acreditamos que em dois meses iremos finalizar a pesquisa”, afirmou Cássio Luiz Pinto Júnior, secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Na semana passada, foi assinado o convênio para a criação de um grupo de trabalho que vai produzir nos próximos dias uma minuta de projeto para o Plano Diretor do Turismo em Marília.

A iniciativa tem a participação de empresas ligadas ao setor – como hotéis e restaurantes, técnicos das instituições de ensino, da Prefeitura e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

A ideia é desenvolver uma legislação que permita políticas de incentivo ao turismo na cidade, especialmente ligado a negócios e eventos científicos, como congressos e simpósios nas universidades.

Segundo o gerente executivo do Marília Convention & Visitors Bureau, Gilberto Rossi, a implantação do plano diretor pode permitir, por exemplo, o reconhecimento de Marília como um MIT (Município de Interesse Turístico), com acesso a repasses e investimentos estaduais.

“Marília registra média de 600 visitantes por dia, 800 em situações de pico, nos hotéis da cidade. Um público que vem para negócios, eventos corporativos, encontros científicos e também para turismo de lazer”, comentou Rossi.