Mulheres em destaque

Pesquisadora de Marília é inspiração para profissionais e tem homenagem

Enfermeira de Marília inspiração para profissionais recebe homenagem
Enfermeira Renata Pietro, de Marília: inspiração para profissionais recebe homenagem

Um levantamento nacional colocou a pesquisadora Renata Pietro, de Marília, como inspiração para profissionais em homenagem a 11 profissionais.

O reconhecimento foi uma surpresa a todas em iniciativa da Rede Brasileira de Mulheres Intensivistas, responsável pela pesquisa.

A pesquisa identificou intensivistas que inspiram outras profissionais e se destacam em diferentes áreas, Por exemplo, em ensino, na pesquisa, na gestão ou no cuidado direto aos pacientes.

“Eu tive a honra e a alegria de ser reconhecida como uma dessas 11 lideranças brasileiras, que foram homenageadas.”

Renata Pietro tem graduação em enfermagem pela Famema. É professora, pesquisadora e, além disso, já foi presidente do Conselho de enfermagem no Estado.

A rede apresentou o resultado durante o CBMI (Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva), em São Paulo.

A pesquisadora destaca que as mulheres desempenham um papel essencial e contribuem maneira extraordinária em diversas frentes: gestão, pesquisa, cuidado direto e inovação.

“Este momento é ainda mais especial para mim, que me inspiro diariamente em tantas dessas líderes. Fiquei muito feliz, não esperava, foi uma surpresa muito grata”, contou.

Teve grande destaque durante a epidemia de Covid e, inclusive, foi a única enfermeira intensivista com artigo em coletânea da Organização Mundial de Saúde. Depois de pandemia, construiu novos horizontes.

“Tenho trabalhado com gestão em educação corporativa. Ajudando não só instituições de saúde, mas também médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, veterinários e terapeutas ocupacionais, entre outros da equipe de saúde. É um trabalho com multidisciplinaridade.”

Destaca, também, ainda a visibilidade para pesquisadoras, médicas, enfermeiras, nutricionistas, psicólogas, fisioterapeutas, odontólogas, veterinárias, farmacêuticas e mais,

“Valorizar essa jornada é imprescindível, assim como expressar nossa gratidão por toda a dedicação dessas e de tantas outras mulheres.”