Marília

Pesquisadora de Portugal faz palestra e roda de conversa na Unesp de Marília

Pesquisadora Marília Favinha, da Universidade de Évora, estará em Marília – Divulgação
Pesquisadora Marília Favinha, da Universidade de Évora, estará em Marília – Divulgação

A Unesp de Marília recebe a partir desta segunda-feira a professora Marília Favinha, da Universidade de Évora, Portugal, para dois dias de atividades em missão acadêmica com atividades abertas ao público.

Organizada pelo professor Alonso Bezerra de Carvalho, do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação, a visita amplia integração entre as universidades.

Começou com uma palestra a turmas do Mestrado e Doutorado com o tema “Pesquisa em Educação em Portugal”, a partir das 8h30.

Na terça-feira, dia 23 de abril, às 8h30 e às 19h30, a professora Favinha fará uma exposição para alunos e alunas de graduação dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia e Pedagogia com o tema “A formação de professores em Portugal”. O encontro acontece na sala 12 do prédio de Atividades Didáticas. 

Alonso Bezerra diz que será uma oportunidade para verificar e dialogar sobre os rumos da formação de uma profissão que tem sido muito desvalorizada, inclusive perdendo a autonomia de atuar com qualidade e com compromisso social.

“Situações em que o professor se torna, muitas vezes, em um mero técnico de dar aulas, como se vê na implementação das novas bases da educação nacional, como tem ocorrido no Estado de São Paulo”, destaca Alonso.

O evento é aberto ao público em geral, especialmente aos trabalhadores, pesquisadores e militantes da área da educação.