Briga das pesquisas

Pesquisas acirram disputa por segundo lugar em Marília

Nelson Jr./Ascom/TSE Eleições dos conselhos tutelares tiveram mais de 56 mil urnas eletrônicas utilizadas
Nelson Jr./Ascom/TSE Eleições dos conselhos tutelares tiveram mais de 56 mil urnas eletrônicas utilizadas

A divulgação de novas pesquisas de intenção de voto incentivam uma curiosa disputa pelo segundo lugar em Marília. Na reta final, três novos levantamentos acirram o interesse pela posição de vice. É apontada como caminho para tentar virada ou concentrar votos de adversários.

Garcia da Hadassa (Novo) e Ricardinho Mustafá (PL) brigam pela posição. E com ela a chance de ser opção para quem não vota em Vinícius Camarinha (PSDB).

Vinicius, contudo, aparece como líder em todos os levantamentos, inclusive os divulgados pelos adversários.

A divulgação dos dois adversários reconhece isso. E também combina no discurso do voto útil e possibilidade de virada.

Divulgação de levantamento da Colectta Pesquisas, quinta-feira, incentivou mensagens de Garcia da Hadassa em apresentação como ‘voto útil’ contra Vinícius.

A declaração de intenção estimulada – com a lista de nomes dos nomes – projeta 39,25 para Vinicius Camarinha e 28,7% para Hadassa. Na espontânea, sem a indicação, dos nomes, Vinícius vai a 35,5% e Hadassa 26%.

Dança dos números

Já uma pesquisa da empresa Viavox, divulgada nesta sexta, mostra Ricardinho em segundo lugar na pesquisa estimulada.

O estudo projeta 49,6% dos votos para Vinícius e 12% para Ricardinho. Apoiadores do candidato divulgaram o estudo com a mensagem de “crescimento”.

Mas o levantamento da Viavox mostra ainda que na pesquisa espontânea, sem a lista de votos, Ricardinho segue em terceiro. O estudo aponta 52,6% para Vinícius, 10,6% para Hadassa e 9,5% para Ricardinho.

Reta final

No começo da tarde desta sexta começou a circular o terceiro estudo, da empresa Tática Consultoria. Assim como Hadassa fez na quinta, Ricardinho usou o documento para divulgar o que considera chance de virada.

A pesquisa espontânea da Tática mostra Vinícius com 35,3% dos votos e Ricardinho em segundo com 20,4%. Garcia aparece com 13,1% das intenções.

A pesquisa estimulada mostra 37,4% para Vinícius, 23% para Ricardinho e 13,9% para Hadassa. Para Ricardinho, os números indicam campanha ‘no rumo certo’.

Rejeição

A mudança no quadro, além do praz curto e dos meses sem mudanças significativas enfrenta o desafio da Rejeição.

Na pesquisa da Colectta, Hadassa tem o maior índice de contrários com 25%, Ricardinho aparece com 21% de rejeição e Vinícius tem 13,5%.

No levantamento da Viavox, Ricardinho aparece com 9,7% de rejeição, Vinícius com 8,12% e Hadassa com 6,33%. Surpreende com 56,8% que não declararam rejeição a candidato algum.