Marília

PF de Marília apreende veículos de luxo em apoio a operação contra tráfico

Veíciulos xhegam à delegacia da PF em Marília – Igor Rosa/TV Tem
Veíciulos xhegam à delegacia da PF em Marília – Igor Rosa/TV Tem

Equipes da Polícia Federal de Marília apreenderam dois veículos em Quatá – um deles avaliado em quase R$ 500 mil – em cumprimento de mandados de busca de uma operação nacional de combate ao tráfico de drogas.

A delegacia da PF na cidade participou da operação em suporte ao trabalho de Londrina, que coordenou a operação, com buscas também em outros Estados. Os dois veículos foram levados para o depósito da PF em Marília e podem acabar destinados a uso nas operações da instituição.

Os carros foram encontrados em endereços de Quatá ligados a Ismael Birkner dos Santos, que faleceu em um acidente de helicóptero em fevereiro deste ano. Segundo a polícia do Paraguai, a aeronave tinha drogas quando caiu.

O trabalho integra a Operação Helix foi deflagrada nesta quinta para desarticular organização criminosa de tráfico internacional de drogas. Além dos carros, já havia apreendido um helicóptero em Paraguaçu Paulista.

A operação combate também a prática de lavagem de dinheiro dos lucros obtidos com o tráfico de drogas. A PF também esteve em Echaporã.

Em toda a operação foram cumpridos dez mandados de prisão e 43 mandados de busca e apreensão no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais.

O helicóptero de Paraguaçu está entre diversos bens alvo de sequestros judiciais, como automóveis e helicópteros, e de um imóvel vinculado à organização.

Os valores estimados do material apreendido ultrapassam os 30 milhões de reais, além do bloqueio de valores e contas bancárias das pessoas e empresas envolvidas.

A operação também contou com cooperação jurídica e policial do Paraguai, com o auxílio da Adidância e Oficialato de Ligação da PF, após a identificação de que os carregamentos da droga eram feitos em uma fazenda localizada naquele país.

Inclusive, há a tentativa de cumprimento de um mandado de prisão contra um dos investigados, que se encontra no Paraguai, com o auxílio da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) e do Ministério Público Paraguaio.

Em dois anos de investigação da PF contra tal organização criminosa, foram apreendidos 2.750kg de cocaína, além de nove helicópteros e um caminhão que eram utilizados para o transporte da droga proveniente do Paraguai.