O PIB (Produto Interno Bruto) da região de Marília cresceu 2,1% no primeiro trimestre do ano, foi o terceiro melhor do estado e as projeções da Fundação Seade divulgadas em julho mostram dados acima da média estadual
O resultado foi positivo em 13 das 20 regiões pesquisadas pelo Seade, com destaque para Franca com alta de 3,8%; Ribeirão Preto com 2,4% e Marilia na sequência.
As projeções econômicas para 2024 no Estado de São Paulo indicam média estadual de 2%. Pelo menos dez regiões, incluindo Marília, devem ter índices acima desse.
São José do Rio Preto com 4,1%, Ribeirão Preto (3,2%), Bauru (3,1%), Central (3,1%) e Araçatuba (3,0%). Santos projeta média de 2,2%, muito próxima dos 2,1% de Marília.
Os dados levantados pela Fundação Seade na pesquisa “PIB Regional” revelam que, de janeiro a março de 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de São Paulo avançou em 13 das 20 regiões paulistas pesquisadas.
“As projeções são essenciais para mapear as tendências de crescimento da atividade econômica regional, permitindo identificar áreas de atração para investimentos e ações estratégicas do poder público que impulsionem o crescimento e a competitividade do Estado de São Paulo no cenário nacional e internacional”, diz a Fundação Seade.
O crescimento do primeiro trimestre na região é resultado da comparação é com o trimestre imediatamente anterior e já com o ajuste sazonal. No mesmo período a média do Estado avançou 0,4%.
Um dos destaques divulgados pela Fundação Seade com os resultados é o bom desempenho das indústrias alimentícias, segmento com atuação muito forte e marcas líderes na região.