O médico Piero Biteli, cardiologista e coordenador da UTI Covid no HBU (Hospital Beneficente Unimar) em Marília, recebeu nesta sexta-feira o decreto legislativo que dá a ele o título de Cidadão Mariliense conferido pela Câmara com votação unânime.
Piero Biteli nasceu em São Paulo, mas os avós são de Marília e a família já tinha tradição na cidade. “Agora ficamos oficialmente aqui”, disse o médico. Formado em Medicina de Catanduva em 2006, foi o primeiro diretor clínico das UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da zona Norte da cidade, que é gerida pelo HBU.
Piero Biteli e integrantes da equipe recebem doações durante atendimento no HBU – Unimar/Divulgação
O trabalho do HBU virou referência para atendimento à epidemia de Covid na cidade e região. Piero Biteli coordenou a estrutura, fases de ampliação da rede de atendimento em pactuação com a Secretaria Municipal da Saúde e enfrentamento aos períodos de colapso e sobrecarga do sistema.
Neste trabalho viveu um drama pessoal: a perda pai, o empresário Carlos Alberto Biteli, 64 anos, vítima da doença, em um momento crítico da epidemia em todo o Estado.
“Foi difícil a luta na pandemia. Recebo em nome de toda a equipe, em nenhum momento a gente trabalhou sozinho. Foram várias pessoas e seria impossível tocar uma situação dessa sem comprometimento geral.”
Ressaltou ainda que o Hospital não deixou de investir na estrutura mesmo nos momentos mais críticos. “Tive momentos difíceis, mas tive muito apoio também. Foi aprendizado muito grande, a gente cresce como ser humano.”
Médico Piero Biteli com a superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, no HBU, referência par atendimentoà Covid
A superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, lembrou momentos em que o médico entrava cedo no hospital sem previsão de saída. “Oportuno compartilhar essa homenagem com todos da Saúde que lutaram e lutam bravamente. Marília tem marilienses maravilhosos e coração para abrigar os que querem e abraçam nossa cidade.”
Agradeceu em nome de toda a equipe do HBU. “Homenagem mais que justa. Homenagear o Dr Piero é homenagear o hospital, que foi sua primeira casa, logo que chegou à cidade. Muito orgulho em ter o Dr Piero com sua garra e a disposição.”
Pró-reitora da Unimar, Fernanda Mesquita Serva destaca importância do reconhecimento com título concedido por iniciativa do vereador Danilo Bigeschi
A pró-reitora de Pesquisa e Extensão e de Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, destacou a atuação do médico na cidade. “Não haveria pessoa melhor a homenagear neste momento, em que estamos mais aliviados. Dr Piero segue em atuação e a gente sabe o número de vidas salvas por ele sua equipe”, disse.
Destacou que a homenagem envolve a instituição que desde o início da epidemia assumiu desafios de atendimento e não seria possível sem o médico.
O vereador Danilo Bigeschi (PSNB), conhecido como Danilo da Saúde, autor do projeto de concessão do título, afirmou que o médico foi uma referência para toda a estrutura da saúde.
“O senhor foi referência, levou motivação para profissionais em toda a cidade em um momento difícil. Agradeço aos colegas vereadores que apoiaram, aprovaram por unanimidade e não só isso, fizeram muitos elogios ao trabalho.” A Câmara deve programar ainda uma solenidade para a entrega da título.