Marília

Plantio de árvores ajuda recuperação em torno da represa Cascata em Marília

Plantio de árvores ajuda recuperação em torno da represa Cascata em Marília

O Cades (Conselho do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), o Daem (Departamento de Água e Esgoto de Maríia) e a Prefeitura de Marília realizaram no último sábado, dia 20, uma ação conjunta de plantio para recuperação de mata ciliar na represa Cascata, importante fonte de recurso hídrico localizada na zona leste do município.

A ação objetiva melhorar a cobertura vegetal, recuperar a mata ciliar e proteger o corpo hídrico existente no local. O presidente do Cades, Vandir Pedroso, destaca a importância da ação realizada na área escolhida.

“O Conselho do Meio Ambiente tem a função de auxiliar o poder público nas questões que promovam melhorias ambientais. Apontamos os caminhos que consideramos necessários para desenvolver a sustentabilidade em nosso município e cobramos ações que recuperem áreas ou evitem degradações em nossa cidade. O Cades está organizado para ir além de reuniões mensais ou encaminhar ofícios. Praticamos ações que causem impactos positivos ao meio ambiente, visando à promoção da sustentabilidade, no intuito de incentivar a população a realizar ações semelhantes, que tragam melhorias para a atual geração e deixe uma herança positiva para as gerações futuras”, afirmou Vandir.

A responsável química pelo Tratamento de Água do Daem, Denise Rodrigues dos Santos Alves, explica o impacto da ação realizada. “O mariliense sabe a importância que a represa Cascata tem para a cidade e o Cades observou com bons olhos a necessidade de intervenção neste ponto. Somando forças com o poder público, iniciou-se o maior reflorestamento já realizado na área, visando recuperar a mata ciliar no local e, como consequência, melhorar a cobertura vegetal em nossa cidade. O Conselho Ambiental tem demonstrado grande apoio às ações ambientais em Marília e isso colaborou consideravelmente para destacar nosso município junto ao Programa Município Verde Azul em 2020.”

Wilson Hakamada, assessor da secretaria da Educação, enfatiza a importância desta ação também para propagação da Educação Ambiental em Marília. “Esta ação de plantio demonstra diversos reflexos ao meio ambiente, quer seja na recuperação da mata ciliar, quer seja da melhoria florestal, e até mesmo na qualidade do ar, mas há de se pensar, também na Educação Ambiental proporcionada pela ação promovida pelo Cades, uma vez que o local é muito frequentado pela população e assim conseguimos demonstrar a importância da melhoria na arborização, a fim de proteger nossos recursos hídricos. Esperamos que inspire outras classes a realizarem ações semelhantes em novos locais e regiões diversas, visando melhorias na qualidade ambiental, beneficiando todos os moradores da cidade.”

Informações sobre ações ambientais poderão ser obtidas pelo telefone 3401-2000 ou 3454-3400.