Campanha para atrair doadores de sangue em Marília ganhou um apoio pra lá de bem humorado nesta semana: os Plantonistas Por Amor, um grupo de “doutores palhaços” que atuam na Santa Casa de Marília desde o ano passado, quer reunir voluntários e vai animar o atendimento durante todo o sábado na cidade.
O objetivo é atrair doadores de sangue e de plaquetas e garantir estoque do banco de sangue da cidade para atendimento em emergências, como cirurgias ou pacientes em estado grave por dengue.
O grupo lançou uma campanha na internet para divulgar a importância da doação e deve levar seus voluntários para o hemocentro com direito às fantasias, balões, brinquedos e muita disposição.
Formado por 20 pessoas, o grupo surgiu a partir da experiência de alguns integrantes que já atuaram em outros grupos e ganhou participação de novatos que há alguns meses concluíram curso de capacitação.
O grupo faz visitas às segundas e terças-feiras na Santa Casa de Marília e participa em eventos especiais, como o McDia Feliz ou uma campanha para arrecadar fraldas para asilo, sempre como voluntários.
Marina Campos Leite, 25, formada em Direito, é uma das voluntárias e a cada visita transforma-se na Doutora Maritaca para as visitas.
“A gente leva companhia, leva carinho, amor. O nome do grupo fala bem isso. É um trabalho que eu conheci quando era criança, fui visitar uma tia no hospital, vi e descobri que queria participar”, contra.
Segundo Mariana a campanha pelo banco de segue surgiu na linha de outras atividades de suporte a campanhas pela saúde e bem-estar, que levam o grupo para atividades muito além dos hospitais.
“Já estivemos na Mansão Ismael (lar para idosos), com as crianças no Cacam, é um trabalho muito bonito. Agora queremos ajudar o banco de sangue, é muito importante.”
Interessados em prestigiar a campanha e fazer a doação podem aparecer no hemocentro entre 7h e 13h deste sábado. Quem quiser fazer doação de plaquetas – um procedimento mais complexo e demorado – precisam agendar pelo telefone (14) 3402-1850.