A polêmica sobre projeto para retomada do ramal de trens de carga entre Panorama e Bauru, que inclui o trecho de ferrovia em Marília, chegou ao Ministério Público Federal na cidade com uma pedido de investigação sobre modelo de estudos para retomada das linhas.
Uma representação apresentada ao procurador Diego Fajardo Maranha Leão de Souza aponta falha de planejamento e estudos técnicos sobre riscos de acidentes nos trechos urbanos.
Segundo o documento, que pode dar base a um inquérito civil, um documento da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para regulamentar a análise dos serviços permite estudos que vão descaracterizar os riscos reais para motoristas e a comunidade em torno da ferrovia.
Parte do cálculo para estabelecer os riscos envolve análise com informações sobre o número de acidentes nos últimos cinco anos em comparação ao volume de tráfego de trens. Como a ferrovia está abandonada há muitos anos, o cálculo fica impraticável.
O cálculo vai ser usado para estabelecer as prioridades de investimentos. Marília por exemplo defende a criação de um contorno ferroviário para tirar o tráfego de trens da zona urbana, especialmente no centro, da cidade.
Cruzamentos com a ferrovia em diferentes pontos de tráfego intenso podem criar situações de caos no trânsito, além de muitos riscos de acidentes.
Ainda segundo a representação, o projeto para retomada do ramal ignora um projeto feito em 2002 com a projeção de implantação do contorno ferroviário na cidade.
Não seria a primeira vez que a ANTT ignora projetos técnicos com prejuízo para a cidade. A Agência já ignorou relação de prioridades para atrasar obra de implantação do contorno rodoviário da BR-153, medida que já provocou medidas do MPF com pedidos de obras.
A retomada do ramal de trens em Marília surgiu embalado em um projeto de grande vulto para antecipar o fim do atual contrato de concessão, que havia sido firmado com a ALL (America Latina Logística), hoje sobre controle da Rumo Logística, com sede no Paraná.
A empresa quer antecipar o fim do atual contrato para provocar uma ampliação do prazo de concessão e entre os investimentos anunciados para conseguir a medida apresentou a proposta de reativação das linhas comerciais envolvendo a região. Não há previsão de retomada de trans de passageiros.