Uma equipe da Polícia Ambiental encontrou cinco pássaros silvestres recém apreendidos em uma casa do Jardim América, na zona Oeste de Marília, e aplicou uma multa de R$ 2.500 ao criador.
Segundo os policiais, o caso começou com uma denúncia anônima. O registro diz que o morador autorizou a entrada dos fiscais e foram encontrados quatro coleirinhos-papa-capim (sporophila caerulenscens), e um canário-da-terra verdadeiro (sicalis flaveola). em gaiolas individuais.
Os animais tinha água e alimentação suficiente e adequada, mas estavam sem anilhas de identificação, apresentando indícios claros de recente captura.
As aves não apresentavam sinais de maus-tratos e não estão inseridas na listagem de ameaçados de extinção conforme decreto estadual n° 63.853/2018.
Mas o criador foi enquadrado por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa, sem autorização do órgão ambiental competente. O caso pode provocar ainda um inquérito policial.
As aves foram reintroduzidas em área de mata. As gaiolas e o alçapão apreendidos foram destruídos no aterro sanitário de Oriente.