Uma operação conjunta da Polícia Civil, Polícia Militar e Prefeitura de Marília apreendeu fios e cabos elétricos nesta quinta-feira em combate contra furtos e receptação do material.
Foram fiscalizadas sete empresas de ferro-velho e reciclagem na cidade e o material foi recolhido em pelo menos uma delas, na zona norte da cidade.
Informação inicial aponta que foram recolhidas três toneladas de material que foram levados à Central de Polícia com um caminhão.
Entre o material furtado foram encontrados cabos da CPFL. Um funcionário da empresa esteve no local e identificou o material.
Uma mulher, identificada como responsável pelo ferro-velho, foi levada à CPJ mas até 14h não havia informações sobre encaminhamento do caso.
A fiscalização provocou ainda autuações a algumas empresas por questões administrativas. Ainda não há manifestação da prefeitura sobre eventual interdição do ferro-velho onde o material foi apreendido.
Segundo informações da polícia, a operação foi montada após aumento das queixas de furtos e será acompanhada por um mapeamento de possíveis ponos de recepção.
A venda do material para reciclagem cria uma fonte de renda rápida para os ladrões e pode envolver ainda situações para mascarar o crime, como derreter ou usar outras formas de manipulação que mudam as características do material.