Marília

Polo regional na epidemia, HC de Marília registra 20% de ocupação em UTIs Covid

Polo regional na epidemia, HC de Marília registra 20% de ocupação em UTIs Covid

O Hospital das Clínicas de Marília divulgou nesta quarta-feira balanço com queda acentuada de internações em leitos de UTI-Covid no ano euma queda acentuada em relação a julho. A unidade registrou 20% de uso hoje contra 100% de ocupação em julho.

A queda já havia sido sentida em agosto, com 37%. O hospital fechou o balanço do mês passado com 22 pacientes internados dos quais dez estavamem UTIs. “Hoje, 15 de setembro, são 12 pacientes internados e destes cinco estão na UTI adulto por causa da doença”, diz o comunicado.

Segundo o diretor técnico do Departamento de Atenção à Saúde em Alta Complexidade, Luciano Vicentini, a vacinação em massa é a responsável pela redução do número de atendimentos. “Hoje vemos uma drástica redução do número de internações pela COVID-19, e quando esse atendimento gera uma internação, esse paciente geralmente tem sintomas menos graves não necessitando de leito de UTI”, explica o médico.

O médico diz ainda que que a faixa etária dos pacientes internados também mudou em relação ao início da pandemia. “Atualmente o que constatamos é que a maioria das internações em UTI por COVID-19 são de pessoas adultas, com moderado aumento na média etária de internação em UTI adulto, passando de 52 anos em junho e julho para 60 anos em agosto. Nossa maior média de idade de internação em UTI adulto foi de 67 anos e deu-se em maio de 2020”.