Uma equipe multidisciplinar da Universidade de Marília (Unimar) e Hospital Beneficente Unimar (HBU) trabalha em fase de testes de eficácia de um novo Ventilador Pulmonar de Emergência desenvolvido pela empresa PPA, de Garça. Docentes, Residentes e Engenheiros estão unidos, dedicados a produzir o melhor e mais eficaz respirador para utilização em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Presente no mercado há 37 anos, a PPA é líder brasileira de automatizadores para portas e portões. Seu DNA inovador faz com que a empresa esteja sempre na vanguarda e em constante atualização e modernização em seu portfólio.
A preocupação com a população e seu bem estar fez com que não só a diretoria, mas também colaboradores da empresa sugerissem o desenvolvimento de um respirador artificial para ajudar a rede de saúde e os pacientes afetados pelo COVID-19.
Batizado como PPA 10D, o respirador foi desenvolvido com os princípios de funcionamento do projeto INSPIRE da Poli-USP para ser utilizado por pacientes com COVID-19. O projeto original do INSPIRE da Poli-USP trouxe a base para a nossa equipe de engenharia transformá-lo em um novo produto, e o resultado foi a descoberta de que é possível fabricar um Ventilador pulmonar utilizando produtos desenvolvidos pela própria empresa.
De acordo com o Presidente da PPA, Flávio Perez, é o momento de ajudar o país. “Nesse momento de pandemia, vendo a convocação do Ministério Público Federal de Marília, que convocou as empresas a fazer produtos para o combate ao coronavírus; atendendo a minha esposa e filhos e também amigos colaboradores da empresa, que quase impuseram este desafio de fazer alguma coisa pra amenizar o sofrimento dos pacientes infectados pelo COVID-19, começamos a pensar em um ventilador pulmonar. Quando liguei para o nosso gerente da engenharia de P&D, ele me disse “é na guerra que as empresas se reinventam”. Isso era o que faltava para nos motivar e dar andamento ao nosso desejo. Nesse momento temos que dar as mãos sem preocupar com o lucro. Estamos todos no mesmo barco”, ressalta.
Mediante a situação mundial em decorrência à pandemia, a PPA desenvolve um Ventilador Pulmonar de Emergência chamado PPA 10D, baseado nos princípios de funcionamento do projeto INSPIRE da Poli-USP para ser utilizado por pacientes com COVID-19. O projeto original trouxe a base para a nossa equipe de engenharia transformá-lo em um novo produto e o resultado foi a descoberta de que é possível fabricar um Respirador Artificial utilizando produtos desenvolvidos pela própria empresa.
Em parceria com a Universidade de Marília, testes de eficácia do aparelho estão sendo realizados. Segundo o Reitor, Márcio Mesquita Serva, a parceria para o desenvolvimento do projeto demonstra a responsabilidade e qualidade da Instituição.
“A Unimar e a ABHU receberam com imensa alegria a proposta de parceria da PPA para o desenvolvimento do ventilador pulmonar. Para nós, a tecnologia sempre deve estar a serviço dos seres humanos, sendo que saúde e educação devem ser prioridade. Além disso, reafirmando nossa responsabilidade social, em parcerias como esta, conseguimos desenvolver todas as nossas potencialidades, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, uma vez que o projeto conta com plena integração de nosso Mestrado Interdisciplinar na Área da Saúde. Por fim, nos colocamos à disposição das demais empresas e todos os cidadãos para novas parcerias, pois temos certeza de que, juntos, iremos superar os desafios que a pandemia nos impõe”, afirma.