Marília

Praça terá placa e busto de Jean Paul Lebeau, o Minhão, ícone para escoteiros

Marília terá homenagem a escoteiros e centenário de Jean Paul Lebeau 'Minhão'
Marília terá homenagem a escoteiros e centenário de Jean Paul Lebeau 'Minhão'

A praça que virou símbolo da nova avenida Cascata, na zona leste de Marília, deve receber na próxima quarta-feira a placa oficial com o nome do professor e líder escoteiro Jean Paul Lebeau, o Minhão, falecido aos 92 anos em 2017. Uma homenagem merecida e comemorada por gerações de escoteiros na cidade.

A oficialização da homenagem, que a Câmara de Marília já havia aprovado em setembro do ano passado, é o primeiro passo para eternizar o nome de Minhão. O segundo passo será organizado pelos ex-alunos, amigos e aprendizes do mestre: a confecção de um busto a ser levado para o espaço.

Vai ocupar uma região historicamente identificada com os escoteiros na cidade A rua Cascata, que sempre foi entrada 0para zona de mata, vales e cachoeiras, era roteiro comum para aulas, treinamentos, acampamentos e ações do grupo na cidade.

Jean Paul Lebeau nasceu dia 6 de fevereiro de 1925 na cidade de Montreal, no Canadá. Em 1938 iniciou atividades como escoteiro.

Chegou ao Brasil em 1958 já ligado à congregação do Sagrado Coração de Jesus. Recebeu no país o nome de Irmão Hermínio, que levou ao apelido Minhão.

A Congregação foi responsável pela implantação do Colégio Cristo Rei em Marília e trouxe também o primeiro grupo de escoteiros. Em 1962 Minhão assumiu o comando do grupo e passou a atuar como educador no Colégio. Foi professor de química, desenho e informática. Atuou ainda como dirigente do colégio a partir de 1975.

Comandou os escoteiros até 2001 e manteve contato e carinho dos escoteiros até sua morte. A inauguração deverá ser feita a partir de 9h na quarta, dia 12.