Marília

Praça vira cartão postal de Natal em Marília com homenagem a jovem falecido

Praça vira cartão postal de Natal em Marília com homenagem a jovem falecido

A praça Luís Fontana, na avenida Alexandre Chaia, no Jardim Damasco em Marília, foi transformada pelo quarto ano consecutivo em um grande ponto de visitas de Natal com direito a centenas de luzes, árvores, enfeites e detalhes que a cada ano ficam mais elaborados e bonitos.

A decoração é um trabalho coletivo e voluntário de moradores, criada a partir da iniciativa de Durvalino Fontana, o Lino, e sua esposa, Sônia, como uma homenagem ao filho, Luciano, falecido em acidente de trânsito aos 21 anos.

“Quando a gente mudou aqui há 20 anos era tudo cafezal, depois surgiu o bairro. Ficou essa área e meu menino teve a ideia de plantar as frutas. Depois a gente perdeu ele em um acidente. Minha menina começou a ideia de decorar.”

Lino puxa de sua casa a ligação elétrica que abastece todo o projeto. A união de amigos completa o trabalho de decoração e os enfeites. “A gente conversou com os vizinhos mais próximos, depois foi juntando mais. Hoje além da rua nossa a outra rua ajuda.”

A praça é uma grande área pública que abriga a caixa de água do bairro, uma estrutura que divide o espaço. A decoração incentivou moradores do outro lado e as árvores agora são cobertas por enfeites de Natal. Sem ponto de luz, os moradores ainda não conseguiram iluminar.

O espaço hoje é um modelo de espaço comunitário, com árvores produzindo grande variedade de frutas – goiaba, pitanga, manga, romã, abacate e outras -, crianças, vizinhos na calçada como nos melhores tempos de integração de bairros na cidade, grama e arbustos bem cuidados. E tudo por iniciativa dos moradores. 

Lino colocou na praça sete caminhões de terra, cuida de uma cerca viva feita com planta pingo d’ouro, roça durante todo o ano. A montagem começa em novembro, é feita aos poucos.

Também é pelo esforço dos vizinhos que a praça a cada ano ganha mais luzes e detalhes. Todas as árvores são enfeitadas. Um portal é montado em frente à casa onde Luciano vivia com os pais e a irmã, Lorena. Um coração com a inscrição LU lembra o homenageado.

Em 2016 a decoração ganhou dois bonecos infláveis, do Papai Noel e homem de neve. Neste ano novos detalhes: renas iluminadas e automatizadas que mexem as cabeças, presentes, uma grande árvore de natal e decoração nas árvores com emojis. Todos os detalhes são produção de Joice Belapart, moradora da rua que abraçou a ideia da família Fontana.

“É o quarto ano que o pessoal se une e a cada ano a gente se empenha mais, tem ficado melhor. É gratificante, as crianças esperam esse momento, eles se encantam mais com a decoração. Sempre fico bolando uma coisa melhor.”

Joice fazia a decoração em casa, festas de família, abraçou a ideia da praça e conseguiu apoio dos vizinhos. “A gente sempre faz uma reunião e discute as novidades e compra. Também busco alguma coisa de casa.”

O trabalho poderia ser ainda melhor com mínimo de esforço público. Os moradores cuidam de tudo na praça, mas pedem que a prefeitura ceda o ponto de luz, não só para aquele trecho como para a outra parte de praça que não tem lâmpadas. “A gente até comprou e instalou o postinho por conta própria. Faz quatro anos que eu peço. To em cima deles.”

A despeito dessa demora, a praça Luis Fontana fica cada vez mais bonita e ganha público todos os anos, cuidados todos os dias, como um símbolo em memória do jovem que adotou o espaço e como modelo de ação de moradores para tornar a cidade melhor.  A instalação fica na praça até o dia 10 de janeiro. Sobra tempo para ir visitar. Veja galeria de fotos