O prefeito da cidade japonesa de HigashiHiroshima, Yoshio Kurata, faz visita oficial à Marília nesta segunda e terça feira. Os dois municípios são Marília e Higashi são cidades irmãs desde a década de 80. HigashiHiroshima tem cerca de 200 mil habitantes. Yoshio Kurata chegou ao Brasil na sexta-feira.
O prefeito japonês irá desembarcar segunda feira, às 10h30, no aeroporto local sendo recebido pelo chefe do Executivo mariliense, Vinicius Camarinha, e demais autoridades. Ele estará acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Higashi, Mamoro Yamashita.
Irá visitar a indústria Bel Chocolates, onde almoça. Depois, Yoshio e autoridades irão ao Haras ZD. Entre 14h30 e 16h30, o prefeito japonês e Vinicius Camarinha irão à Emei “Monteiro Lobato”, onde acompanharão a apresentação de danças típicas brasileiras. Depois, haverá o plantio de árvores típicas de Brasil e Japão, ipê e cerejeira.
Entre 16h20 e 17h30, haverá visita à Escola de Língua Japonesa, no Kai Kan, no bairro Alto Cafezal.À noite, às 19h30, a comitiva japonesa vai acompanhar no Teatro do Sagrado Coração de Jesus a exibição solo de Eduardo Okamoto, inspirado na obra do escritor japonês Kenzaburo Oe, Prêmio Nobel de Literatura em 1994. Eduardo Okamoto é ator, bacharel em Artes Cênicas e docente da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Também no Colégio Sagrado, o prefeito e o presidente da Câmara da cidade japonesa receberão o certificado de visitantes ilustres das mãos do vereador Silvio Harada.
Na terça feira, às 8h, Yoshio Kurata vai acompanhar o hasteamento de bandeiras com apresentação da Banda Marcial Cidade de Marília. Em seguida, haverá o plantio de um muda de “Pau Brasil”.
Às 9h, no gabinete do prefeito Vinicius Camarinha, será assinado o protocolo de intenções de convênios entre as duas cidades nas áreas de educação, saúde, esportes e comércio.
Em seguida, a comitiva japonesa irá à Unimar, Universidade de Marília, para visitar o Hospital Universitário, a Fazenda Experimental e o Planeta Soja. No período da tarde, às 14h30, a visita será ao Museu Histórico e Pedagógico, onde haverá apresentação de corais e capoeira.
Às 15h45, na Praça HigashiHiroshima (Praça da Emdurb), haverá o encerramento da agenda oficial.