Vaias pontuais desde que seu nome foi anunciado tiraram o prefeito Daniel Alonso do eixo durante a abertura do Japan Fest em Marília nesta quinta-feira.
A reação foi feita com ataques políticos – muitas vezes aos gritos – diretos ao ex-prefeito Abelardo Camarinha, acusado de contratar as vaias, e a festa ganhou tensão descabida.
Daniel fez um discurso se quase 13 minutos – repetindo manifestações muito extensas que têm feito em eventos públicos – e gastou pelo menos seis de suas manifestações para os ataques políticos.
As acusações de que as vaias pontuais foram combinadas não surpreendem e muitas das pessoas no evento até concordaram com elas. Mas o exagero da reação levou a mais queixas do público, que foi ao evento pela festa e pelo show.
Poucas reações foram notadas quando o nome do prefeito foi anunciado. Mas com 4min25s de discurso Daniel subiu o tom contra as reações.
“Não podemos deixar que 40 anos de erros, 40 anos de má gestão, 40 anos de corrupção, seja colocado na conta de um prefeito que está aqui, de peito aberto, há apenas dois anos”, disse.
E completou: “muito obrigado a você que esta aplaudindo. Vocês não foram contratados pelo Camarinha, não foram contratados pelo Camarinha para estar aqui aplaudindo eles e vaiando o prefeito.”
Daniel voltou a usar os ataques aos 6min25 do discurso. “Conseguimos construir uma família que tem o nome limpo, que não está na Lava Jato, que não está na Operação Miragem, que não é alvo da Polícia Federal. A Lava Jato que é a maior operação anticorrupção do mundo. Marília tem vergonha de ter pessoas envolvidas nisso.”
Após outros ataques, encerrou o discurso com um direto “embora tenha aqui meia dúzia que foram comprados pelo Camarinha para me vaiar, tem 60 mil que estão aqui orando pelo nosso governo”.
A reação deixou organizadores constrangidos, provocou uma manifestação oficial do evento de que a festa nunca teve caráter político e reações contrárias mesmo de quem não defende o ex-prefeito, que estava no evento e acompanhou tudo rindo.
A Diretoria de COmunicação da Prefeitura divulgou por volta de 12h30 desta sexta uma nota oficial sobre o caso. Veja abaixo:
“Nota: Compromisso com Marília
A Prefeitura de Marília através do Prefeito Daniel Alonso informa que o ocorrido na noite de ontem no Japan Fest foi um ato político orquestrado e organizado pela oposição do grupo que comandou a política em Marília nos últimos 40 anos e não aceitam mudanças. O chefe do executivo reitera que durante todo o dia de ontem, nos eventos organizados pela Prefeitura em comemoração aos 90 anos de Marília, nada de anormal ocorreu e pelo contrário, sucesso de público e aplausos as ações do governo. Ele lamenta o ocorrido em decorrencia de agitadores infiltrados em seu discurso e reitera o seu compromisso de continuar batalhando e lutando por uma Marília melhor, e sempre aberto ao diálogo.”
Assista abaixo ao discurso do prefeito, transmitido ao vivo pela TV Canal 4 de Marília, responsável pelas imagens reproduzidas pelo Giro:
[movie_id#622]