O prefeito Daniel Alonso anunciou nesta sexta-feira em entrevista coletiva que vai tentar no STF (Supremo Tribunal Federal) uma medida para garantir autonomia para decidir na cidade medidas de flexibilização da quarentena provocada pela epidemia do coronavírus.
“Primeiro lugar é preciso entender que temos um decreto soberano do estado, que impede que qualquer prefeito venha a flexibilizar por iniciativa própria. Todos os municípios que tentaram por força judicial tiveram que recuar.”
Daniel lembrou que ainda está em vigor uma liminar que obriga a prefeitura a seguir o decreto estadual, que prevê a manutenção da quarentena até o dia 10 de maio.
Disse que a cidade tem uma “situação confortável” em relação ao número de casos e uma estrutura hospitalar que permite certa tranquilidade mas que é preciso ter preocupação com o vírus, “ele está circulando em nossa cidade”.
Daniel anunciou ainda a chegada de testes rápidos de identificação do coronavírus que serão usados nas unidades de saúde mas pediu que apenas pessoas com sintomas reais da contaminação busquem os serviços.