A Prefeitura de Marília publicou no Diário Oficial deste sábado decreto que reajusta automaticamente todos os valores venais de imóveis em Marília. Com o reajuste, sobe também o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
O reajuste acompanha o IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), mesmo que reajusta aluguéis e a maioria dos contratos públicos. Com isso, o IPTU vai ficar 7,12% mais caro que em 2016.
Apesar de ser apenas um reajuste, sem previsão de aumento real, o índice escolhido para a correção é maior que o da inflação oficial no país, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que ficou em 6,9%.
Os carnês devem começar a ser distribuídos até final de janeiro. O IPTU prevê pagamento em 11 parcelas entre fevereiro e dezembro. Com o imposto, ´cobrada a taxa dos bombeiros, usada para investimentos na corporação.
Para ter efeito em 2017, o reajuste precisa ser publicado no ano anterior, medida que é tomada só em dezembro para aproveitar calculo mais próximo do valor de correção anual pelos índices oficiais.