Marília

Prefeitura e servidores marcam reunião para discutir salários

Servidores municipais durante greve de 2015 – Rogério Martinez/Giro Marília
Servidores municipais durante greve de 2015 – Rogério Martinez/Giro Marília

Em contagem regressiva para a data base da categoria, Sindicato dos Servidores Municipais de Marília e representantes da Prefeitura fazem na próxima segunda-feira, às 9h, a primeira reunião para discutir a campanha salarial. O encontro deve acontecer a partir de 9h no Paço Municipal.

O Sindicato anunciou que vai apresentar no encontro seis reivindicações incluídas na pauta da campanha: reajuste salarial de 15%, regulamentação do banco de horas, fim das terceirizações, abertura de concurso público, regulamentação da jornada de trabalho 12×36 e substituição da cesta básica por cartão, inclusive para aposentados.

A pauta foi definida em assembleias realizadas em fevereiro. Não há manifestação oficial sobre o pedido, embora a prefeitura já tenha estabelecido índice de reajuste zero para este ano e descartado concursos e fim das terceirizações.

A regulamentação das horas extras é um tema polêmico que ganhou interesse recentemente em função da investigação do TCE (Tribunal de Contas do estado) sobre horas extras não cumpridas e prescritas, cumpridas há mais de cinco anos.

A eventual eliminação destas horas pode provocar rombo de R$ 5 milhões no bolso de servidores que aguardam a aposentadoria para receber as horas trabalhadas no passado.

Em 2015 a falta de acordo sobre os reajustes provocou a maior greve da categoria e terminou após 35 dias sem qualquer conquista e com os dias parados a serem repostos em finais de semana e feriados.