A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública anunciou medidas para cercar mais quatro áreas urbanas usadas para descarte irregular de lixo.Serão fechados dois terrenos nas ruas Antônio Stefani e João Serra, na zona sul, e nos bairros nos bairros Jardim Marajó (zona sul) e Profª. Liliana de Sousa Gonzaga (zona norte).
As duas áreas no Rubens de Abreu Izique já foram limpas que equipe da Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, sendo que agora serão cercadas com palanques e arames. Haverá ainda plantio de árvores nativas.
A multa para quem joga lixo e entulhos em terrenos baldios é de R$ 561,33, mas não há histórico de flagrantes nem punição. A Prefeitura já cercou áreas no Jardim Santa Antonieta, na rua Mato Grosso, na Rua Teresa Fontanelli, e na alça de acesso da rua André Moura, que liga a SP-294 ao bairro Parati.
Apesar das medidas, a cidade ainda acumula focos de problemas que desde o dia 12 de julho provocaram abertura de cinco ações civis públicas movidas pelo Ministério Público para provar limpeza de terrenos e medidas de limpeza e prevenção a poluição.
Uma das ações envolve ainda ordem judicial para que um catador de resíduos permita o acesso de agentes de saúde à sua residência para controle e eliminação de focos de insetos e animais.