Uma assembléia de médicos encerrada agora há pouco em Marília aprovou fim da greve no atendimento do programa Saúde da Família e volta à rotina a partir desta quinta-feira em Marília.
A prefeitura anunciou pagamento de salários, 13º e plantões atrasados para médicos das unidades e para os autônomos que atendem no PA da Zona Sul da cidade.
Segundo o Sindicato dos Médicos, a Associação Maternidade Gota de Leite, que gerencia os contratos de atendimento terceirizado, confirmou o repasse dos recursos e alguns dos médicos já até confirmam pagamento.
“Hoje o atendimento infelizmente já está muito comprometido. Os médicos estão nas unidades, mas passa das 16h. De qualquer forma nesta quinta-feira o atendimento médico será retomado”, disse o médico Eder Gatti, presidente do Sindicato dos Médicos no Estado.
Segundo o dirigente sindical, o objetivo foi atingido e o foco dom protesto era exclusivamente no momento a regularização dos salários.
A crise de pagamentos na saúde se arrasta há meses, já provocou greve de funcionários do atendimento e outros setores e manifestações públicas de descontentamento de médicos.
Além dos salários na saúde a prefeitura confirmou nesta tarde o pagamento final do 13º salário de servidores, que deveria ter sido feito no dia 20. Já com atraso, a prefeitura havia prometido pagar de forma parcelada servidores nos dias 23 e 27.
Pagou na última sexta-feira trabalhadores com salários de até R$ 1500 e deixou sem pagamento o restante. Mas o pagamento do dia 27 não saiu. Hoje, após o atraso, servidores receberam informação de que houve falha no sistema de transferência.
A administração devia 50% do 13º, já que a outra metade é paga durante o ano no mês de aniversário do servidor.