A Prefeitura de Marília emitiu um alerta solicitando que os moradores da cidade recebam os funcionários da empresa Bump Impermeabilização e Dedetização LTDA, que tem contrato com a administração municipal para serviços de nebulização e outras atividades no combate a vetores de doenças.
O pronunciamento pede que os moradores permitam e acompanhem a atuação dos profissionais, porém os marilienses devem estar atentos à identificação dos funcionários, que sempre trazem crachás e vestem uniformes vermelhos.
A empresa privada tem um total de 20 funcionários, que fazem entre outros serviços as visitas domiciliares, com o objetivo de controlar criadouros e orientar os cidadãos. Uma das ações sendo feitas é o depósito de larvicida em ralos de banheiros e quintais.
A Prefeitura informa ainda que, segundo protocolo do Ministério da Saúde, a nebulização só é feita em perímetros onde há a presença confirmada do mosquito Aedes aegypti, não sendo uma medida preventiva. A melhor forma de prevenção é o controle dos criadouros, impedindo a reprodução do mosquito.