A Prefeitura de Marília prorrogou até o dia 29 de fevereiro o pagamento da cota única ou primeira parcela do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e Taxa de Bombeiros, que venceria hoje (15). A medida foi provocada pelo atraso na entrega dos carnês. Muitos contribuintes não receberam. A prefeitura culpa os Correios pelo atraso.
Segundo o secretário da Fazenda, Sérgio Moretti, são cerca de 190 mil carnês. “Como houve atraso pelos Correios, em especial da Taxa de Bombeiros, a decisão é de se prorrogar os dois pagamentos até o dia 29”, informou o secretário.
Segundo o secretário, nos pagamentos parcedlados as próximas parcelas seguem com vencimento no dia 15. Ou seja, quem receber o carnê até o final do mês fará dois pagamentos em pouco mais de 15 dias.
“O IPTU pode ser parcelado em até 11 vezes enquanto que a Taxa de Bombeiros depende do valor. No parcelamento, quem pagar até o dia 15 terá desconto de 2% todo mês. Já o contribuinte que quitar em cota única até o dia 29 os dois valores, será beneficiado com desconto de 5%”, destacou Moretti.
O secretário da Fazenda acredita que até o dia 29 de fevereiro todos os carnês estarão entregues pelos Correios. “Se houver algum problema, pode-se imprimir via Internet ou ir ao Ganha Tempo, na Avenida das Indústrias, para a impressão de graça”, afirmou.
Os carnês sofreram reajuste de 10,54% pelo IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado) de 2015, índice maior que o da inflação oficial, medida pelo IPCA.