Marília

Prefeitura retoma obras de de duas unidades de saúde e anuncia mais três

Prefeitura retoma obras de de duas unidades de saúde e anuncia mais três

A Prefeitura de Marília retomou a construção de duas unidades de saúde e trabalha nos procedimentos administrativos para a retomada ou início de mais três obras na área. As construtoras vencedoras dos processos licitatórios já estão trabalhando na USF Santa Paula/Marajó (zona sul) e na USF Jardim América IV (zona oeste).

As duas novas unidades adotam os padrões adequados de construção, em conformidade com o Ministério da Saúde, e estão localizadas em regiões onde já existem unidades instaladas, mas que ocupam prédios alugados e adaptados.

A estimativa com estas três novas unidades, relata a secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, é levar mais qualidade na assistência a uma população de até 10,5 mil pessoas.

“Com isso também ampliamos a segurança e melhoramos as condições de trabalho das nossas equipes. A retomada destas obras é uma conquista muito importante para Marília. Nossos servidores e a população sabem o quanto estas obras são necessárias”, destacou a gestora.

O prefeito Daniel Alonso disse que as obras envolvem esforço das equipes das secretarias de Saúde, Obras, Planejamento Urbano e Planejamento Econômico.

“Foi necessário evitar a perda de convênios assinados com a Secretaria de Estado da Saúde e enfrentar a burocracia para retomar obras paradas desde 2016 e anos anteriores.”

A reativação dos dois canteiros atende uma reivindicação da população das zonas sul e oeste. “Há uma responsabilidade imensa do município, quando se interrompe uma obra. Superadas todas estas dificuldades que a população nem sempre vê porque acontecem dentro dos gabinetes, o trabalho recomeçou no local”, declarou Daniel.

MARACÁ E PALMITAL

Em nota oficial, a Prefeitura diz que em breve, a região norte será contemplada com o início de mais duas obras de construção de novas unidades. As licitações já estão concluídas e a ordem de serviço é aguardada para as próximas semanas.

O Maracá contará com uma unidade de saúde porte III, para três equipes, visando atender também aos bairros adjacentes. Já a USF Palmital, que ocupa um imóvel alugado, também será contemplada com uma unidade própria e adequada.

Também está prevista, para este semestre, a retomada das obras da USF Liliana, no Jardim Santa Antonieta. A unidade localizada na rua Leonor Mazalli está 60% executada.

A Secretaria Municipal da Saúde informou ainda que em janeiro já foi publicado o contrato de obras da UBS São Miguel. A pasta trabalha na alocação temporária da unidade em outro imóvel, para executar a reforma.