Contas públicas

Sem saldo para salários, Marília terá auditoria e suspende radares

Prefeitura sem saldo para salários anuncia auditoria
Vinícius Camarinha durante coletiva: sem saldo para salários e anuncia auditoria | Giro Marília

Marília - Sem saldo para pagar os salários que vencem dia 8, a Prefeitura de Marília anuncia uma auditoria que, entre outras medidas, suspende radares na cidade.

As informações são do prefeito Vinícius Camarinha que fez pela manhã uma reunião com secretários seguida por coletiva de imprensa.

Mais que pronunciamento, o relatório virou um ofício para medidas judiciais. Enviou ao Ministério Público do Estado e o Ministério Público Federal para apurar eventuais ilegalidades na gestão das contas.

O que estou dizendo é que hoje, agora, não tem caixa para pagamento. Por isso determinados para que não invente despesas que não seja pagar os salários”

Vinícius Camarinha, prefeito de Marília
O vice, Rogerinho, Vinícius e o secretário Rafael Rastelli; Prefeitura sem saldo para salários e anuncia auditoria

O prefeito apresentou um relatório de saldo que mostra pouco mais de R$ 3 milhões em caixa e contas de R$ 50 milhões a serem pagas.

O portal da transparência mostra muitas despesas acima da receita na cidade até fim de 2024.

Sem saldo para salários

Assinou na coletiva um ofício para que a prefeitura priorize os salários de servidores acima de todos os pagamentos. Não falou em atraso ou parcelamento, mas prevê pagar ‘o mais rápido possível’.

Afirmou que ainda não há uma previsão das datas ou planejamento de como será o pagamento.

Marília terá auditoria e suspende radares

“Cheguei as 7h aqui, temos 4h de governo. Salta aos olhos essa situação. Outras informações estamos recebendo. Hoje é ponto facultativo, não temos toda a estrutura completa.”

Disse também que já encontrou outros problemas, como atrasos no pagamento dos serviços do Samu. Determinou que a secretária da Saúde, Paloma Libanio, faça os contatos para impedir prejuízos ao serviço.

Também determinou contato com fornecedores em geral para apresentar a situação e justificar eventual demora nos pagamentos.

Segundo o prefeito não há previsão de valores para chegada de repasses federais e impostos que podem impactar a situação.

A Prefeitura espera receber entre os dias 5 e 10 os valores de ICMS, que é estadual, Fundo de Participação em recursos federais e, ainda, valores do Imposto Sobre Serviços.

Anuncia auditoria

E Vinícius Camarinha assinou ainda ofício para que a administração contrate uma auditoria independente sobre as contas públicas. Voltou a falar em dívida bilionária e disse que pretende descobrir o tamanho real e identificar como foi gasto o dinheiro.

Determinou ainda que, como medida alternativa, a Emdurb promova uma analise do contrato, aditivos e pagamentos à Talentech, a empresa responsável pelos radares. Mandou suspender pagamentos e operação dos sistemas.

A medida vai depender de publicação no Diário Oficial e a expectativa é que a suspensão comece a partir de sábado.

Disse ainda que a suspensão dos radares não é a liberação para abusos de velocidade e que haverá medidas de planejamento e controle.

A Emdurb, responsável pelo trânsito, segue com equipe de agentes nas ruas com autoridade para emissão de multas.