Marília

Prefeitura suspende concurso para cuidador social

Prefeitura suspende concurso para cuidador social

A Prefeitura de Marília publicou no Diário Oficial desta terça-feira um edital que suspende a realização do concurso público para cuidador social, que previa contratação de pelo menos 20 trabalhadores.

A justificativa para a suspensão é a suspeita de envolvimento da empresa Publiconsult, responsável pela prova, em acusações de fraudes em licitação em outros municípios.  

A Secretaria Municipal de Administração cita reportagem publicada no Jornal da Manhã que aponta investigações do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público.

A suspensão cria polêmica por diferentes fatores: o concurso mobilizou muitos interessados, as suspeitas contra a empresa já eram publicas quando as inscrições começaram e a medida foi tomada exatamente no último dia para inscrições.

O edital que define a suspensão do concurso não dá qualquer informação sobre valores pagos, eventuais gastos da prefeitura com o concurso, prazo para retomada do processo ou como será a organização de nova seleção ou devolução do dinheiro pago por quem fez a inscrição.

O site oficial da Publiconsult, que tem sede em Sorocaba, já informa aos candidatos que o concurso está suspenso, mas também sem qualquer detalhe ou informação adicional sobre os próximos passos e prazos.

Ainda segundo a página oficial, a Publiconsult organizou neste ano concurso em outros quatro municípios – Itararé, Sertãozinho, Promissão e Alambari.

Não há dados sobre número de inscritos para as provas de Marília. A taxa cobrada foi de R$ 12 por candidato. Pelo menos cem deles pediram isenções do pagamento e tiveram pedido negado na última fase de organização do processo.