A Prefeitura de Marília vai renegociar todos os contratos de aluguéis, obras, prestação continuada de serviços e outros compromissos que envolvem mais de 30 dias de duração. A medida está em decreto publicado no Diário Oficial deste sábado.
“A renegociação tem por finalidade a obtenção de redução de no mínimo 15% (quinze por cento) dos valores ajustados por meio de contratos e instrumentos jurídicos congêneres, podendo a iniciativa recair sobre quantitativos e/ou preços praticados, conforme a natureza dos contratos e o prazo de sua vigência”, diz o decreto.
Toda a revisão de contratos deve acontecer em 90 dias. Ao final deste prazo haverá uma avaliação dos resultados com possível prorrogação.
Segundo o decreto, a renegociação atende a necessidade de reduzir despesas públicas. A revisão dos contratos deve considerar “a oportunidade, conveniência e necessidade da celebração, manutenção, adequação e ajuste de valores dos contratos”.
Alguns dos contratos de aluguéis já vinham sendo discutidos. O prédio da antiga Plastimar, na avenida Santo Antonio, que abrigou diferentes secretarias e estava em processo de esvaziamento, deve ser reocupado com ajuste de valores, que pode levar a uma redução de quase 40%, apesar de manter ainda um valor alto de aluguel.
“Na hipótese de se mostrar inviável a redução de custos nos termos estipulados neste Decreto, havendo risco de prejuízos ao interesse público e à eficiência dos serviços prestados, a ocorrência deverá ser descrita e devidamente motivada pelo titular do órgão ou entidade.”